Na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro, aconteceu no auditório da Acita, Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, o primeiro encontro do Núcleo da Mulher Empreendedora, do Programa Empreender. O evento reuniu um grupo de mulheres, representando vários segmentos empresariais, com o objetivo de trocar experiências para buscar fortalecimento no mercado.
No início da reunião a consultora do Empreender, Selma Duarte Cruz, apresentou a metodologia do programa, seus objetivos e cases de sucesso de outros Núcleos que estão realizando trabalhos em prol do desenvolvimento econômico e sustentável.
A consultora exibiu propostas de trabalho e os métodos utilizados pelo programa. As empreendedoras mostraram as demandas, de acordo com a experiência de cada uma. Após discussão sobre vários temas, as mulheres definiram uma linha e quais os objetivos querem alcançar com o programa. O diferencial apresentado pelo Empreender é o envolvimento do empresário em todo o processo. Os problemas e soluções são identificados pelos participantes.
Ficou definido que o grupo irá se encontrar a cada 15 dias, vão estabelecer metas a serem cumpridas e com o trabalho coletivo vão poder conquistar espaço no meio empresarial. De acordo com a consultora Selma Duarte, o Núcleo só funciona se as próprias participantes forem as protagonistas, com foco no resultado e com o trabalho conjunto. “O associativismo tem a capacidade de transformar as pessoas e tornar o trabalho cada vez melhor”, disse Selma.
Maria Lúcia Cunha, empresária e diretora da Acita, é uma defensora do Núcleo e acredita no sucesso do trabalho. “É a oportunidade que temos de trocar experiências e a partir dessa troca poder melhorar o nosso negócio”, garantiu a empresária.
O novo Núcleo formado pelo Empreender é uma ação integrante da Câmara da Mulher Empreendedora, lançada pela Acita no dia 8 de março deste ano.
Programa Empreender
Em Itabira o Programa Empreender teve início em fevereiro de 2016 com o trabalho desenvolvido por empresários do setor de bares, restaurantes e lanchonetes. Outros Núcleos formados pelo programa e que tem apresentado bons resultados são os Núcleos de Beleza e o de Turismo.
O Empreender é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), e Acita.