Imprensa
VAREJO

Movimento do Comércio cai 7,1% no primeiro trimestre, diz Boa Vista SCPC

Resultado marca novo recorde negativo na série histórica do indicador, iniciado em 2010

26 de abril de 2016 às 20:18
Foto: Tiago Queiroz/ Estadão Conteúdo

Foto: Tiago Queiroz/ Estadão Conteúdo

O movimento do comércio caiu 7,1% no primeiro trimestre de 2016, na comparação contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses, a tendência de queda foi intensificada em 0,3 p.p., atingindo 4,5%. Na comparação de março contra o mesmo mês do ano anterior, a queda observada foi de 5,4%. Já na comparação dos dados com ajuste sazonal, março apresentou elevação de apenas 0,3% contra fevereiro de 2016.

O resultado marca novo recorde negativo na série histórica do indicador, iniciado em 2010. Desta forma, março continua a tendência de queda mostrada pelo varejo desde julho de 2015, quando entrou em território negativo. Fatores como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado podem ser considerados como os principais condicionantes deste cenário.

Para 2016, o cenário econômico continua desafiador. Com as mesmas adversidades vivenciadas no ano passado, as vendas do varejo para o ano possivelmente continuarão em patamar negativo.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 0,6% entre fevereiro e março, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -7,7%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 0,7% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 5,6%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,1% no mês, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 3,5%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou elevação de 0,2% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 4,0%.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Fonte: Boa Vista SCPC

Últimas Notícias

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país
COOPERAÇÃO 13 de junho de 2025 às 13:50

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante
TRANSPARÊNCIA 13 de junho de 2025 às 08:48

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul O Poder da Rede no Rio Grande do Sul
Melhoria da representatividade 12 de junho de 2025 às 16:17

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil
Na mídia 12 de junho de 2025 às 15:40

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP “Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP
ASSOCIATIVISMO 12 de junho de 2025 às 13:13

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas
LIBERDADE ECONÔMICA 11 de junho de 2025 às 16:34

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel