1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / #11WCC

Mobilidade entre os países do grupo é fundamental para consolidação da CPLP

Para a diretoria da CE-CPLP, a liberação de vistos para empresários será um passo gigante à dinamização da atividade econômica e empresarial entre os países de Língua Portuguesa

11 de junho de 2019 - 18:35

A pré-programação do 11th World Chambers Congress teve continuidade nesta terça-feira (11). Pela manhã, a diretoria da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) reuniu-se para discutir assuntos financeiros e apresentar o relatório de atividades da entidade. No entanto, as discussões sobre mobilidade entre os nove países que formam o grupo foram postas no topo da agenda de prioridades estratégicas da CPLP.

Há um consenso para a diretoria de que esta questão é fundamental para a consolidação da CPLP. A liberação de vistos para empresários será um passo gigante à dinamização das atividades econômica e empresarial entre os países de Língua Portuguesa.

Diante da questão, o grupo construiu um documento para ser entregue aos chefes de Estado de cada país, explicitando a necessidade de que sejam adotadas as seguintes medidas, de forma concreta e imediata, com o objetivo de desenvolver o intercâmbio de negócios entre os membros da CPLP:

• agilizar e facilitar a concessão de vistos de entrada nos países da CPLP para todos os cidadãos da Comunidade;
• eliminar a obrigatoriedade de vistos de entrada e permanência para membros das entidades e instituições empresariais, assim como para o empresariado de cada país membro;
• garantir a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais no espaço da CPLP.

Presidente da CACB e vice-presidente da CE-CPLP, George Pinheiro afirmou ser “fundamental a criação de condições básicas e estratégicas para o desenvolvimento progressivo de negócios na comunidade lusófona”.

O presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, também falou sobre a organização da 2ª Conferência Econômica do Mercado da CPLP. “Este ano, vamos realizar nosso evento em Portugal, provavelmente em novembro. Queremos ter a presença de todos os noves países”, disse. Em 2018, o evento aconteceu em Maputo, nos dias 09 e 10 de maio.

#11WCC

O encontro foi realizado antes do #11WCC, que reunirá cerca de 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, entre 12 e 14 de junho. Saiba mais em www.worldchamberscongress.org.

 

Por Erick Arruda da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311