Imprensa
CIDADES SUSTENTÁVEIS

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho é o convidado do 2º Ciclo de Debates CACB 2024

Encontro quer aproximar Associações Comerciais e Poder Executivo na busca por ações de cooperação que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros

11 de março de 2024 às 10:35

Foto: Ministério das Cidades

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) recebe, na próxima terça-feira, 12 de março, o ministro de Estado das Cidades, Jader Barbalho Filho, como convidado do 2º Ciclo de Debates 2024, para falar sobre a cooperação entre a Pasta e as Associações Comerciais (ACEs) e sobre como o governo pode estimular o movimento da economia local.

O objetivo é debater como as associações podem contribuir para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.

“Há uma série de oportunidades para que os empresários atuem como agentes de promoção de políticas públicas, contribuindo não apenas por meio dos impostos que pagam, mas também com a forma como essa arrecadação volta para a população, seja em programas habitacionais, de segurança pública, de mobilidade, de saneamento básico ou de sustentabilidade”, aponta o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto.

Para ele, é de grande importância que o Sistema de Associações Comerciais do Brasil, um coletivo empresarial liderado pela CACB, tenha consciência da importância do bem-estar social para o desenvolvimento dos municípios.

“As nossas entidades já são agentes econômicos de destaque em suas cidades. Agora, queremos que eles também atuem como intermediários em ações que promovam comodidade e prosperidade à população local, por meio de parcerias apoiadas pelo Ministério das Cidades”, completa Cotait.

A CACB acredita que a aproximação entre empresários e líderes políticos permite o acesso à informação e estimula a busca por ações de cooperação que possam contribuir para melhorar a vida do cidadão, que é o cliente das empresas que atuam em seu município. É um ciclo de austeridade que atinge e beneficia a todos.

ConCidades

Vale destacar que a CACB integra a Coordenação Executiva do Conselho das Cidades (ConCidades), como representante dos empresários brasileiros, tendo como suplente a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Coordenação Executiva do ConCidades é formada por 20 membros, sendo um por segmento e um por movimento social, além de representantes da Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República. A CACB também faz parte do Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho.

O Conselho, instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), apoia a realização de eventos com as temáticas de sustentabilidade e a busca de soluções inovadoras em nível federal, estadual e municipal, além de estudar, propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas, também acompanhando a sua execução.

Com mais este evento, a CACB reitera o compromisso em promover o diálogo construtivo entre empresários e autoridades, visando fortalecer o desenvolvimento nacional e criar um ambiente favorável aos negócios.

Sobre a CACB

A CACB é um coletivo empresarial que busca unir mercados e conectar empreendedores, contribuindo para o crescimento econômico do país. Nós representamos uma rede de 2.300 associações comerciais, agregando um total de mais de 2 milhões de empresários em todo o território nacional. Com presença em 27 federações, nossa organização é um reflexo do dinamismo e diversidade do empreendedorismo brasileiro por meio de um conceito inovador de rede. #SOMOSCACB

Mais informações:
Katiuscia Sotomayor – (61) 99276-4477 – Katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

Erick Arruda – (61) 99222-0967 – Erick.arruda@cacb.org.br

Joana Wightman –  (61) 98483-5503 – Joana.wightman@cacb.org.br

Últimas Notícias

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo
JORNADA DE TRABALHO 24 de agosto de 2026 às 16:48

Possível votação da escala 6×1 no Senado acende alerta no setor produtivo

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética
DEBATE 24 de agosto de 2026 às 16:02

Etanol amplia oportunidades para o agronegócio e a transição energética

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações 3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações
Reforma tributária 20 de agosto de 2026 às 14:28

3ª Masterclass discute como o IBS e a CBS vão afetar as importações

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel