Imprensa
CONVIDADO ESPECIAL

Ministro da Justiça e Segurança Pública abre a reunião do Conselho Deliberativo da CACB

Ricardo Lewandowski falou sobre a PEC da Segurança Pública que, em breve, será levada ao Congresso

20 de março de 2025 às 10:13

Presidente Alfredo Cotait entre o senador André Amaral (União-PB) e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na abertura do Conselho Deliberativo da CACB | Fotos: Alan Rones

“Eu saúdo essa oportunidade de conversar com quem coloca a mão na massa, na linha de frente de combate da nossa economia”. Foi com essa frase que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, abriu sua fala na reunião do Conselho Deliberativo da CACB, nesta quarta-feira (19).

O ministro admitiu que a questão da segurança pública é um dos principais problemas do país, mas que precisa ser enfrentada conjuntamente: “O artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos”. Para Lewandowski, a segurança não é um problema brasileiro, mas internacional e mudou de natureza nos últimos 20 anos, “passando de local para nacional e transnacional”.

O ministro lembrou onde as polícias federais podem atuar, mas reconheceu que para a população “não importa quem cuida” e que “não por uma razão política, mas estratégica o governo resolveu criar a PEC da Segurança Pública que tem quatro pilares”.

 

Ministro da Justiça defendeu pontos da PEC da Segurança

O titular do ministério se referia às diretrizes gerais e ao Plano Nacional de Segurança Pública; ao aumento da atuação da Polícia Federal; a criação de corregedoria e ouvidoria para todas as polícias e a institucionalização do Fundo Nacional das Penitenciárias com vedação de contingenciamento. “Só o estado da Bahia gasta hoje R$ 8 bilhões em segurança, só para manter as penitenciárias gasta R$ 2 bilhões”, revelou.

Diálogo

O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, questionou as audiências de custódia. “Toda audiência solta o meliante e isso tem dado inseguranças, precisa rever isso, atacar essa audiência de frente e isso é um pedido de toda a classe empreendedora”. Em resposta, o ministro explicou que toda pessoa presa em flagrante tem direito, em 24 de horas, a ser levada a um juiz. “A audiência de custódia é uma garantia do cidadão”.

Plenária da CACB ficou lotada de representantes do sistema para ouvir a palestra do ministro que teve cobertura da imprensa

Indagado sobre a Lei da Ficha Limpa, o magistrado explicou que ela está mais voltada para a corrupção do que para a criminalidade. Sobre os contrabandos, ele disse que estão “aumentando a segurança nas fronteiras, aumentando a pena de receptação”, mas ressalvou que muitos comerciantes do Brasil compram de contrabando, “então é um trabalho conjunto”.

O 1º vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Cícero Alves de Noronha Filho, comentou sobre a retirada das bases militares dos rios da Amazônia nos últimos 25 anos que resultou em aumento da criminalidade na região. O ministro disse que as fronteiras são o “calcanhar de Aquiles. “A fronteira da Bolívia com o Brasil é maior do que a do México com os Estados Unidos”, explicou o ministro, acrescentando que estão sendo escolhidos locais para atuar com todas as polícias.

Últimas Notícias

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos
Na mídia 25 de abril de 2025 às 17:26

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional
NA MÍDIA 24 de abril de 2025 às 16:20

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender
Oportunidade 24 de abril de 2025 às 09:57

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel