
Foto: Banco de imagem
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), anunciam a abertura da chamada pública para a seleção de até 170 indústrias nos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As indústrias interessadas têm até o dia 29 de novembro para se inscrever e otimizar seus sistemas de Ar Comprimido, implementando medidas de eficiência energética.
A eficiência energética é fundamental para a sustentabilidade, pois reduz significativamente o impacto ambiental e promove o desenvolvimento econômico. Ela diminui a emissão de gases de efeito estufa, minimiza a dependência de combustíveis fósseis e conserva recursos naturais. Além disso, a eficiência energética reduz custos com energia, proporcionando um alívio financeiro que impulsiona o crescimento das indústrias e estimula a inovação em tecnologias sustentáveis.
As indústrias selecionadas receberão, gratuitamente, um diagnóstico energético, suporte na implementação das medidas propostas e acompanhamento na medição dos resultados.
Para participar do programa, as indústrias devem possuir sistemas de Ar Comprimido em seus processos e se comprometer a investir, no mínimo, R$ 24 mil nas medidas indicadas no diagnóstico. Na inscrição, é necessário apresentar:
– Última Conta de Energia Elétrica;
– Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
– Informações sobre o sistema de Ar Comprimido existente, incluindo:
– Quantidade de compressores;
– Data de fabricação dos compressores;
– Potências elétricas dos compressores;
– Quantidade e volumes de reservatórios;
– Quantidade de pontos de uso final;
– Extensão da rede de Ar Comprimido em metros.
Estão programadas reuniões com Federações e Associações Comerciais para fornecer mais detalhes sobre o programa.