A Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) realizaram, em agosto, um encontro para apresentação do Programa Empreender, em Passos, Minas Gerais. O objetivo foi incentivar empresas locais a aderirem ao projeto.
O evento foi uma das ações do “Programa Líder”, instalado na região pelo SEBRAE em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Grupo Votorantim e a Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg), há um ano e nove meses. O Programa Líder tem a missão de mobilizar, capacitar e fortalecer os líderes locais para a implantação de um plano de desenvolvimento regional, com ênfase nos pequenos negócios.
Para o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, a grande vantagem de fazer parte do Empreender é a autonomia dos próprios empresários de discutirem e tomarem todas as decisões sobre o destino dos negócios: “Atuando em núcleos setoriais, os empresários podem diagnosticar juntos os problemas comuns do ramo e buscar soluções conjuntas, por meio de parcerias e do associativismo. O resultado é o fortalecimento de todo o segmento”.
Na visão do presidente da Federaminas, Emílio Parolini, é preciso dar maior apoio às empresas do estado: “O Empreender é um projeto que irá possibilitar o desenvolvimento da região, estreitando o espaço entre interesse público e privado, pois o objetivo é trabalhar para defender os interesses de todos”, afirmou Parolini. Ele disse ainda que, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Empreender será levado para vários municípios mineiros. Até o final de outubro, 60 cidades deverão ser alcançadas pelo programa.
Fonte: Folha da Manhã/MG