O início da migração definitiva das operações de importação para o Portal Único do Comércio Exterior, que começa nesta terça (1º/10), foi apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva com a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. O presidente em exercício e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, participou do evento de forma remota e celebrou a medida de desburocratização e simplificação do sistema.
O Portal Único é uma iniciativa do governo federal que reduz a burocracia e os custos para o comércio exterior brasileiro. Desde 2018, todas as operações de exportação já são realizadas por meio desse sistema. A migração das importações, que acontece em etapas e será concluída até dezembro de 2025, completa a revolução nas operações de comércio exterior nacionais.
Confira os avanços:
✅Integração entre sistemas de órgãos públicos e privados
✅Preenchimento único de informações, otimizando o tempo e efetividade
✅Fiscalização integrada pelos órgãos de controle, acelerando liberações
✅Pagamentos integrados de tributos federais e estaduais
✅Análise de dados mais precisa, com melhoria do gerenciamento de risco.
O Portal Único do Comércio Exterior representa, ainda:
✅Mais simplificação de processos;
✅Mais transparência;
✅Maior controle para a administração pública;
✅Maior integração nacional e regional;
✅Mais competitividade no comércio exterior brasileiro.
▶️Confira como foi a coletiva! hashtag PortalÚnicoSiscomex hashtag Siscomex hashtag MigraçãodeImportações
Parceria com a BRCC
O MDIC é um dos participantes da Brazilian Chamber of Commerce (BRCC), da CACB, a próxima reunião do conselho será no dia 17 de agosto. Antes disso, no dia 15, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realiza juntamente com a ApexBrasil e o Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, em parceira com a CACB e outras entidades, o evento DF para o Mundo. A iniciativa abordará oportunidades de exportação, casos de sucesso e soluções disponíveis para micro, pequenas e médias empresas alçarem voo e ganharem o mundo.
*Fonte: MDIC