Imprensa
ÍNDICE

Mercado espera 1ª deflação em 11 anos do IPCA em junho

Última vez que o índice teve variação negativa foi em junho de 2006, quando recuou 0,21%; aposta dos economistas ouvidos pelo BC é de deflação de 0,15%

7 de julho de 2017 às 09:26

O Brasil deve ter em junho a primeira deflação em 11 anos no seu principal indicador de preços, caso as expectativas do mercado financeiro se confirmem. Os dados serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira (6).

Economistas ouvidos pelo Banco Central apostam em uma variação negativa de 0,15% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês anterior. O indicador é considerado o medidor da “inflação oficial” do país.

A última vez em que o IPCA apresentou deflação foi em junho de 2006, quando a taxa caiu 0,21%, segundo o IBGE. Neste ano, a inflação ficou bem baixa para os padrões brasileiros. Ela fechou em 3,14% no acumulado de 12 meses, a menor desde 1998.

Na história recente do Brasil, constantemente marcada por inflação alta, só houve deflação no IPCA por no máximo três meses seguidos. Isso aconteceu entre julho e setembro de 1998.

Este período foi marcado pela queda nos preços das commodities em meio a crises internacionais pelo mundo, lembra o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), André Chagas.

O mercado financeiro vem reduzindo por seguidas vezes a projeção para a inflação em 2017. No último Boletim Focus, desta semana, a previsão era de uma alta no índice de 3,46% – abaixo da meta central de 4,5% ao ano. Foi a quinta queda seguida na estimativa dos economistas.

O cálculo do IPCA leva em conta os preços de pagamentos à vista no comércio, nos aluguéis e compras de imóveis, nos serviços públicos e no setor de serviços nas principais cidades brasileiras. O IBGE coleta informações de famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos.

Meta de inflação menor

Na semana passada, o governo reduziu pela primeira vez em 14 anos o centro da meta de inflação para 2019, para 4,25%. Desde 2005, o Banco Central persegue a meta de 4,5% ao ano, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para cima e para baixo.

IPCA

Foto: Arte/G1

Na prática, a redução da meta indica que o governo vai mirar uma inflação mais baixa para os próximos anos, gerando a expectativa de que os preços fiquem mais estáveis e abrindo espaço para um corte maior na taxa básica de juros (Selic), atualmente em 10,25%. A meta central de inflação não é atingida no Brasil desde 2009.

Fonte: G1

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel