O mercado financeiro voltou a revisar, pela quinta semana consecutiva, as projeções para a inflação este ano e agora vê alta de 3,60%, ante projeção anterior de 3,53% na semana anterior. Os dados constam no relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (8). Há quatro semanas, a estimativa estava em 3,34%.
Já para 2021, os economistas consultados pelo BC veem agora alta de 3,49% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em linha com os 3,50% estimados anteriormente.
Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), as expectativas apontam para crescimento de 3,47% este ano (ante 3,50% anteriormente) e de 2,50% em 2022, sem mudança ante o levantamento anterior.
Nesta semana, os investidores monitoram a divulgação do IPCA de janeiro, que será apresentado amanhã (9), e do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, que será divulgado na sexta-feira (12).
Para os demais indicadores do Focus, não houve alterações nas estimativas esta semana.
A taxa Selic deve encerrar este ano em 3,50%, segundo os economistas consultados pela autoridade monetária, e subir para 5,00% até o fim de 2022.
Para o dólar, as previsões apontam para a moeda americana negociada a R$ 5,01, em dezembro deste ano, e a R$ 5,00, até o fim do próximo ano.
Fonte: InfoMoney