Imprensa
Desafios

Melhoria do ambiente de negócios passa pelo acesso a crédito

Diretora destaca Senhor Orientador, Crescer sem Medo e Fampe entre as estratégias do Sebrae para as empresas

5 de abril de 2017 às 17:11

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, reafirmou nesta quarta-feira (5) que a melhoria do ambiente de negócios no Brasil passa pela simplificação e o acesso a crédito para as micro e pequenas empresas. Ela participou do painel Desafios das empresas para 2017 – Retomada do Crescimento, no Workshop Estratégias Pessoa Jurídica Caixa Econômica Federal, realizado em Guarulhos, na Grande São Paulo. “Esse momento de discussão com gerentes e superintendentes da Caixa é importante para que conheçam o outro lado da mesa, entendendo quais são os desafios e os gargalos dos pequenos negócios. Vale destacar a necessidade de ampliar a facilitação do acesso a crédito, com a solução de problemas crônicos, como taxas de juros elevadas e excesso de exigências e documentações”, ressaltou.

Durante os debates, Heloisa destacou as diversas ações em que o Sebrae tem atuado para melhorar o ambiente de negócios no país, como o projeto Crescer Sem Medo, que foi sancionado no ano passado. Ela ressaltou que o Sebrae também vem atuando na orientação ao crédito para pequenas empresas em programas como o Proger/Urbano/FAT e Progerer/BNDES, além do próprio Fundo de Aval do Sebrae (Fampe).

Heloisa lembrou que o projeto Crescer Sem Medo previa ainda a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), no qual pessoas físicas poderão ampliar seus recursos em pequenos negócios locais. Embora não tenha sido aprovado inicialmente, o tema da implementação da ESC deverá ser retomado este ano.

A diretora destacou o projeto Senhor Orientador, com a contratação de consultores com mais de 60 anos, que vão auxiliar os pequenos negócios na tomada de crédito. “São consultores com grande experiência no mercado financeiro e que certamente vão contribuir para que os clientes cheguem mais preparados para solicitarem crédito aos bancos”.

Ela lembrou que pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam as crescentes dificuldades das pequenas e médias empresas terem acesso a financiamentos. “Muitas vezes, o empresário acaba tomando o empréstimo como pessoa física, o que não é o ideal”, afirmou.

Durante o painel, Heloisa Menezes também enfatizou a necessidade de melhoria da estrutura tributária para estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios. O painel contou com a participação do secretário Especial da Micro e Pequena,  José Ricardo Martins da Veiga, Michel Gutnik, CEO da Agroseed, e Otávio Araújo, CEO da Dotz.

Foto: Charles Damasceno

Fonte: Imprensa Sebrae

 

Últimas Notícias

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360 Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360
NA MÍDIA 21 de outubro de 2026 às 15:03

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027 Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027
SETOR PRODUTIVO 21 de outubro de 2026 às 14:21

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem
SUSTENTABILIDADE 20 de outubro de 2026 às 16:39

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional
ATUAÇÃO POLÍTICA 20 de outubro de 2026 às 15:41

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel