1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ACB

Marinha do Brasil recebe homenagem na Associação Comercial da Bahia

Além de empresários e oficiais da Marinha, a solenidade contou com a presença de gestores públicos e autoridades judiciais

26 de outubro de 2018 - 10:35

A Associação Comercial da Bahia, durante reunião de diretoria plenária realizada em 18/10, prestou homenagem à Marinha do Brasil, na pessoa do vice-almirante Almir Garnier Santos, comandante do 2º. Distrito Naval. Além de empresários e oficiais da Marinha, a solenidade contou com a presença de gestores públicos e autoridades judiciais.

Nascido no Rio de Janeiro, o homenageado veio para a Bahia em janeiro de 2017, quando assumiu o Comando do 2° Distrito Naval, que abrange também os estados de Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco, formando uma área de jurisdição de mais de 1.100.000 km².

Como frisou o presidente da ACB, Adary Oliveira, trata-se de um Distrito de grande importância para a Bahia e para o Brasil. “O vice-almirante é responsável por uma posição estratégica para o desenvolvimento do país, localizada na capital da Amazônia Azul, a nossa Baia de Todos os Santos. Sua experiência de 48 anos na Marinha, onde galgou todas as posições possíveis, o credencia para esta função”, pontuou Adary.

Convidada a discursar em saudação ao homenageado, a diretora da ACB Miriam Souza detalhou a relação longeva e profícua entre a Associação e a Marinha e também o vasto currículo do comandante. “O vice-almirante Garnier é um homem que demonstra competência, muita cultura e sensibilidade”, descreveu.

Agradecendo a homenagem, o vice-almirante Garnier disse que a honraria representa um reconhecimento à Marinha. “Trata-se de um fantástico reconhecimento não a mim, mas à Marinha do Brasil, que possui uma longa história na Bahia. E sempre me sinto muito honrado em receber homenagens em nome da Marinha”.

Como apontou, sua responsabilidade é grande, já que comanda uma posição geoestratégica, no meio da costa litorânea brasileira. “Na condição de sentinela dos mares, cuidamos das nossas riquezas para que elas sejam dos nossos filhos e netos, e não de outras potências estrangeiras”, frisou.

O comandante Almir Garnier, antes de assumir o posto atual, atuava como assessor especial militar do Ministro da Defesa. Ingressou na Marinha ainda aos dez anos como aluno do curso de formação de operários na extinta Escola Industrial Comandante Zenethilde Magno de Carvalho. Em 1981, formou-se na Escola Naval da Ilha de Villegagnon, também no Rio, como primeiro colocado no Corpo da Armada. Mestre em Pesquisa Operacional e Análise de Sistemas, em Monterey, nos Estados Unidos, possui MBA em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Vice-Almirante é ainda coautor de dois livros na área de gestão de logística e da cadeia de suprimentos e já recebeu diversos medalhas honrosas durante sua carreira.

Fonte: ACB

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311