1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / #11WCC

Mais de mil conexões com o mundo

O maior congresso internacional de câmaras de comércio foi marcado por grandes discussões, novos negócios e, é claro, pela animação brasileira

19 de junho de 2019 - 16:12

O #11WCC reuniu 1173 representantes de 83 países no Brasil, entre os dias 12 e 14 de junho, e tratou dos desafios do multilateralismo para a construção de um futuro compartilhado entre as nações.  O Rio de Janeiro foi palco para autoridades, empresários e representantes de câmaras de comércio de todo o mundo debaterem temas de interesse para o comércio internacional, desde blockchain e e-commerce, passando por mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos e ATA carnet, a cidades inteligentes e mudanças climáticas.

Dentre os destaques, a participação de Arancha González, diretora da International Trade Centre; de Marcos Prado Troyjo, secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia do Brasil; de Alan Wolff, diretor da Organização Mundial do Comércio; de Luis Alfonso de Alba, da Secretaria Geral das Nações Unidas para a Conferência de Mudanças Climáticas 2019; do ex-presidente da Petrobrás e CEO Global da BRF, Pedro Parente;  e de Cyril Gutsch, Ceo da Parley for the Oceans, que defende a preservação dos oceanos, entre outros grandes nomes.

Prêmios

Câmaras do Afeganistão, da Áustria e da Turquia foram vencedoras da World Chambers Competition, único programa que reconhece projetos inovadores realizados por câmaras de todo o mundo, e receberam o prêmio de €3.000 cada. Em 2019, a competição recebeu um total de 74 inscrições de 29 países, o segundo maior número de projetos dos 16 anos de história da competição.

Para “Melhor Projeto de Educação e Treinamento”, a Câmara de Comércio da Estíria (Áustria) criou o “Centro de Talentos da Câmara de Comércio da Estíria”, um serviço voltado para a indústria que traça o caminho educacional de escolas de ensino médio com sistemas educacionais duais – que consistem na qualificação conjugada de conhecimentos teóricos, em sala de aula, e práticos, com foco no mercado de trabalho. A iniciativa visa a promover um modo científico, único e revolucionário de apoiar a juventude e seu processo de tomada de decisões relacionadas a seu futuro.

A Câmara de Comércio e Indústria Feminina do Afeganistão (AWCCI) criou o “Unificando nossa voz- Recrutamento e Serviço de Associados”, projeto que oferece um plano para aumentar o recrutamento de associados na comunidade. Vencedora na categoria “Melhor Projeto de Desenvolvimento de MPEs e Empreendedorismo”, a iniciativa visa a treinar mulheres empreendedoras em várias áreas para desenvolver programas de recrutamento com a organização.

A Câmara de Comércio de Gaziantep (Turquia) venceu na categoria “Melhor Projeto Não-Convencional”, desenvolvendo o primeiro serviço de apoio de negócios para refugiados em todo do mundo, o “The Syrian Desk”. A iniciativa tem como objetivo conectar refugiados com empreendimentos sírios, ajudando-os a superar as barreiras de idioma, entre outros tipos de suporte.

A CACB também reconheceu entidades por apoio no desenvolvimento local em seus municípios. As associações comerciais de Joinville, Maringá e Ribeirão Preto receberam a homenagem no primeiro dia do #11WCC, em solenidade no stand da confederação.

Diversão e cultura

A cerimônia de abertura contou com a performance da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Além disso, dois eventos sociais marcaram a programação do #11WCC: o coquetel de boas-vindas, logo após o encerramento da programação do dia 12; e o jantar de gala, dia 14 – quando foram anunciados os vencedores da World Chambers Competition -, com um espetáculo do grupo Ginga Tropical, que levou a diversidade da cultura brasileira para os palcos.

#11WCC

O World Chambers Congress é o maior fórum global do setor e foi realizado pela primeira vez no Brasil. Promovido pela International Chamber of Commerce (ICC) – a maior organização de negócios do mundo, que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores em mais de 100 países – e a ICC World Chambers Federation, em 2019 foi coorganizado em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – instituição que defende os interesses do setor de comércio e serviços nacional.

O próximo WCC

Das belezas naturais do Brasil para a arquitetura moderna dos Emirados Árabes. O 12th World Chambers Congress desembarca, em 2021, no calor de Dubai para falar sobre Câmaras 4.0. O anúncio oficial foi feito na solenidade de encerramento da 11ª edição do evento.

Fotos e vídeo

Todos os registros fotográficos do Congresso estão na galeria da CACB no Flickr – acesse www.flickr.com/photos/_cacb. Também há fotos na rede da ICC: https://www.flickr.com/photos/international-chamber-of-commerce/albums.

Também confira um resumo do que foi o #11WCC no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=GGQKQNOUSnw&feature=youtu.be

Inovação

Alguns dos media partners do evento foram a Revista Mundo360, da start-up de inovação Esconderijo Criativo, criada por Rodrigo Arnaut, que veicula informações sobre realidade mista, virtual e aumentada – e registrou com equipamentos especiais todos os momentos do evento em filmagens de 360 graus; e a Associação EraTransmidia, instituição sem fins lucrativos voltada para difusão de novas narrativas, tecnologias de mídia, soluções e inovações disruptivas. Confira a cobertura nos sites dos parceiros: revistamundo360.com e www.eratransmidia.com.

Exposição

A área de exposição contou com 26 stands – internacionais (Qatar, Dubai, Rússia, Ethiopia, Nothern Ireland, Sharjah, Barranquilla, Geneva, AL-Invest 5.0, Internacional Trade Centre, Vcargo, Botsuana, Câmara de Comercio Árabe, Event Bank, Investaureum e ICC) e nacionais (Banco do Brasil, Pitágoras, Sebrae, Alcafoods, Apex-Brasil, Cisbra, Sauer, Lideroll, Visit Rio e CACB).

Patrocinadores e Parceiros

O #11WCC teve como patrocinadores Certisign, Qatar Chamber, Dubai Chamber, The Chamber of Commerce and Industry of the Russian Federation, Northern Ireland Chamber of Commerce and Industry, Sharjah Chamber of Commerce & Industry, ATA Carnet, Banco do Brasil, Bogotá Chamber of Commerce, Cámara de Comercio de Barranquilla, Geneva Chamber of Commerce, Industry and Services, GS1 Brasil, Fundação Pitágoras, Silk Road Chamber of International Commerce, vCargo Cloud, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Cámara Argentina de Comercio y Servicios e Banco Santander. Foram parceiros do evento: Asociación Iberoamericana de Cámaras de Comercio, Programa AL-Invest 5.0, Confederation of Asia Pacific Chambers of Commerce and Industry, Center for International Private Enterprise, Confederação Nacional da Indústria, Eurochambres, Global Trade Review , International Trade Centre, Junior Chamber International, Latam Airlines, OneWorld, Prefeitura do Rio, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), The Business Year e Torino Chamber of Commerce, Industry Crafts and Agriculture.

Atendimento à imprensa no Brasil

Coordenação: Katiuscia Sotomayor +55 (61) 9-9276-4477

Erick Arruda +55 (61) 9-8151-3666

Joana Albuquerque +55 (61) 9-9616-8062

Bernardo Fonseca +55 (61) 9-8188-4074

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311