1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / LISBOA

“Mais de 32% das transações de e-commerce no Brasil são realizadas através de dispositivos móveis”

Declaração foi dada pelo presidente da CACB, George Pinheiro, no painel “Desafios, riscos e oportunidades do e-commerce”, da XLV Assembleia Geral da Aico

02 de outubro de 2018 - 10:32

Nesta terça-feira (02), durante a XLV Assembleia Geral da Associação Ibero-americana de Câmaras de Comércio (Aico) e da LI Assembleia da Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial (Ciac), o presidente da CACB, George Pinheiro, afirmou que mais de 32% das transações de e-commerce no Brasil no primeiro semestre de 2018 são realizadas através de dispositivos móveis. Número 41% maior que no ano passado.

Pinheiro integrou o painel “Desafios, riscos e oportunidades do e-commerce”, quando fez uma análise do mercado brasileiro virtual. Segundo os dados apresentados, 27,4 milhões de pessoas fizeram alguma compra no comércio eletrônico no primeiro semestre deste ano. Destas. 4,5 milhões compraram na internet pela primeira vez. O mercado é liderado pela venda de produtos de saúde, perfumaria e cosméticos. O faturamento do setor no fim do ano deverá ser de US$ 53,4 milhões, 12% a mais que em 2018.

Os dados são conta, ainda, de um leve aumento no número de mulheres que compram na internet. No primeiro semestre de 2017, elas eram 50% deste público. Este ano, detêm 51,5% das comprar do comércio eletrônico. A média de idade dos compradores é de 43 anos.

Desafios do e-commerce no Brasil

Diante do atual quadro de incerteza política, com as eleições presidenciais se aproximando, a alta dívida pública e a ausência da aprovação de reformas estruturantes, o Brasil registra uma pequena recuperação econômica no primeiro semestre do ano, apoiado pela implementação de algumas medidas fiscais. “Porém, de acordo com especialistas do setor, o desempenho ainda está muito abaixo do potencial do País”, disse Pinheiro.

Mesmo diante deste cenário, o Brasil ainda registra avanços no e-commerce, principalmente em cinco áreas que têm impulsionado suas vendas: marketplaces de novos e usados; turismo online; ingressos online; ominichannel – uso de múltiplas plataformas para uma compra; e o comércio por dispositivos móveis.

CACB e o e-commerce

O presidente George também deu destaque às atividades que a CACB mantém no mercado do e-commerce. A entidade é uma das maiores emissores da certificados digitais no Brasil; possui um portal de assinaturas próprio para assinatura de documentos e contratos online; trabalha para viabilizar a criação de um site com estrutura para vendas online pelas empresas afiliadas do Sistema CACB; além de possuir um acordo com a Vtex – multinacional brasileira de tecnologia – para oferecer soluções digitais para a inserção das empresas no comércio eletrônico

“Mesmo com a crise econômica e a incerteza política no Brasil, as cifras têm mostrado que o mercado de comércio eletrônico tem tido um aumento significativo, representando uma curva contínua de crescimento. As oportunidades que apresentamos aqui são capazes de superar os riscos e os desafios presentes no mercado brasileiro”, concluiu Pinheiro.

Além do presidente da CACB, participaram do painel o presidente da Câmara de Comércio de Santiago, Peter Hill, o vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa, Francisco Maria Balsemão, o diretor geral da Câmara de Comércio de Santa Cruz, Daniel Velasco, e o presidente da Fedocâmaras, Claudio Fernándes Martí.

XLV Assembleia Geral da Aico

George Pinheiro, acompanhado da superintendente da CACB, Juliana Kämpf, está em Lisboa, Portugal desde o último sábado (29), participando de uma série de atividades da XLV Assembleia Geral da Aico. O evento termina nesta terça-feira (02).

À noite, Pinheiro participa de um jantar na embaixada dos Estados Unidos, a convite da delegação de empresários de Miami que participaram do evento da Aico.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311