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Neste domingo, 11 de maio, celebra-se o Dia das Mães. De acordo com pesquisas do Sebrae, 67% das empreendedoras brasileiras também são mães. Muitas delas, segundo o levantamento, decidiram abrir o próprio negócio justamente pela necessidade de conciliar a carreira com os cuidados com os filhos.
Para a Confederação das Associações Comercias e Empresarias do Brasil (CACB), as mães empreendem com coragem, conciliam múltiplas jornadas e ainda são o coração de suas famílias. A CACB mantém o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), presidido por Ana Cláudia Badra Cotait, para opoiar o empreendedorismo feminino.
A pesquisa revelou ainda que, em média, elas dedicam 3,1 horas por dia aos cuidados com a família e 2,9 horas aos afazeres da casa, quase o dobro do tempo dedicado pelos homens. Como resultado, as empreendedoras acabam destinando menos horas semanais ao próprio negócio (entre 34 e 35 horas) do que os homens (de 40 a 43 horas).
Para o comércio
O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A expectativa é de que a data movimente R$ 14,37 bilhões, representando um crescimento real de 1,9% em relação ao ano passado. A projeção considera as vendas realizadas entre o final de abril e a primeira quinzena de maio.
Entre os produtos mais procurados estão peças de vestuário, calçados e acessórios, com previsão de faturamento de R$5,63 bilhões. Em seguida, aparecem farmácias, perfumarias e cosméticos, com R$ 3,02 bilhões, e utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,85 bilhão.
Lojas cheias e expectativas em alta
De acordo com o Centro de Estudos Econômicos da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), em São Paulo, o comércio local deve movimentar cerca de R$ 77 milhões neste Dia das Mães. O crescimento é de 18,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Além disso, uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada pela PiniOn, revela que 46,7% dos consumidores pretendem comprar presentes para a data. A maior parte das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (43,7%) e lojas físicas (60,8%).
Entre os que pretendem presentear, dois terços devem gastar entre R$ 50 e R$ 600, faixa que concentra 77,6% das intenções de compra. Os dados indicam um aumento no número de pessoas dispostas a gastar mais neste ano.