Em uma iniciativa para apoiar o desenvolvimento digital e econômico da região, a Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul (ACI-SLS), no Rio Grande do Sul, lançou o Projeto Empreender 2022 – Lourencianas. O projeto visa capacitar e modernizar pequenas empresas locais em marketing digital e e-commerce, dando uma resposta estratégica às transformações de consumo e competitividade no setor.
Ao todo, devem ser realizadas oito ações. A primeira foi em outubro de 2023 e a segunda em março de 2024. Foram integradas 18 empresas e os focos foram em capacitações, consultorias e uma rede de eventos, entre eles a Arena Digital, onde negócios regionais expuseram suas soluções e produtos. Segundo a ACI-SLS, este projeto é uma das primeiras grandes mobilizações do tipo na região e inclui, além de treinamentos, mentorias personalizadas e automação em marketing digital. Todas as ações do projeto visam potencializar o mercado e reduzir as limitações que o turismo sazonal impõe às empresas locais, oferecendo meios de expansão para além do público físico.
A primeira fase envolveu diagnósticos detalhados para identificar as necessidades e a maturidade digital das empresas. De acordo com Mahmoud Amer, um dos gestores do projeto, o diagnóstico revelou o potencial inexplorado da maioria das empresas para se destacar no mercado digital. “Nossa intenção é que esses negócios estejam prontos para competir e prosperar no e-commerce, gerando crescimento econômico sustentável para a cidade”, disse Amer.
As próximas etapas incluem o início das consultorias e mentorias, que deverão fornecer suporte técnico avançado e personalizado para cada empresa. Espera-se que, ao final, 80% das empresas participantes relatem um aumento na produtividade e na qualidade de seus produtos ou serviços.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto tem como pilares a redução de desigualdades e a promoção de um crescimento econômico inclusivo e sustentável. A ACI-SLS espera que, ao engajar a comunidade empresarial local, São Lourenço do Sul possa se tornar um polo regional de inovação e competitividade digital.
A ACI-SLS destaca que o sucesso do projeto poderá servir como modelo para outras iniciativas no estado do Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso com o fortalecimento econômico local e a transformação digital como diferencial competitivo.