Fundado em 1991, o Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá (Copejem) vem se consolidando como um espaço de formação de lideranças e inovação empresarial. Vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o Copejem reúne atualmente 55 empresários de diferentes setores e está à frente do Projeto 2057 – Jovens de Maringá, apoiado pelo Empreender, que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo local por meio de ações estruturadas de capacitação, visitas técnicas e desenvolvimento de lideranças.
Os primeiros passos do projeto se iniciaram em outubro de 2023 com o curso de autodesenvolvimento, que utilizou o método MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) para ajudar 35 participantes a identificar traços de personalidade e criar planos de desenvolvimento individual. “Gestão de tempo, comunicação e autoconhecimento foram os pilares trabalhados, promovendo um salto de qualidade na atuação profissional dos participantes”, destaca a organização.
Outras etapas incluíram capacitações voltadas à Gestão Avançada, com temas como OKR (metodologia para definição de metas) e Inteligência Artificial (IA). Realizadas em julho de 2024, essas ações buscam preparar os empresários para o uso estratégico de tecnologias emergentes, aumentando a competitividade e a eficiência de suas empresas.
Além das capacitações, o projeto também apostou na troca de experiências com visitas técnicas a empresas como Polimold, G4 Educação, XP Investimentos e o Metrô de São Paulo. “Essas visitas são fundamentais para inspirar a inovação e a adoção de boas práticas nas empresas locais”, pontua Josane Perina, uma das gestoras do projeto.
Ainda sem data definida está prevista uma imersão em liderança que promete consolidar o propósito do Copejem de formar líderes empresariais para o futuro.
Os resultados esperados incluem um aumento de até 80% na carteira de clientes das empresas participantes e melhorias significativas em processos, produtos e serviços.
O projeto é um exemplo de como parcerias locais e metodologias modernas podem transformar o cenário econômico de uma cidade. “A valorização do papel do líder é o nosso principal foco”, afirma Josane, reforçando o compromisso em preparar jovens empresários para desafios cada vez mais complexos no mercado.
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente está sendo implementado em diversas associações comerciais. Ele é realizado em parceria com o Sebrae e tem como meta o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ele consiste na união dos empresários em pequenos núcleos de um mesmo segmento como, por exemplo, panificação, artesanato, confecção. Com a ajuda de um consultor, os próprios empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na sua região.