1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / RIO GRANDE DO SUL

Jovenil Vitt Lima deixa a presidência da Microempa e destaca apoio da CACB

O ex-presidente atribui o aumento em 42% no número de associados à execução de projetos como o Empreender e o AL-Invest 5.0

22 de abril de 2019 - 10:40

Após deixar o cargo, o ex-presidente da Microempa Jovenil Vitt Lima destacou, em relatório, dados que mostram as conquistas obtidas pela entidade durante sua gestão (2015-2018). Jovenil enalteceu os programas Empreender e AL-Invest 5.0, além do apoio prestado pela equipe da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Durante sua gestão, a instituição, que participou de duas etapas do programa Empreender (Convencional e Competitivo), aumentou em aproximadamente 42% o número de associados, o que gerou um crescimento significativo no número de grupos setoriais e uma arrecadação de mais de R$1.250.000,00 por meio de projetos realizados e apoiados.

“Com muito trabalho, perseverança e dedicação, conseguimos motivar empresários de micro e pequenas empresas, bem como empreendedores individuais, a apostarem no associativismo, aumentando significativamente o número de associados” destacou.

Jovenil começou a participar da Microempa em 2003, através do Grupo Setorial do Mobiliário (EMOB) e logo foi convidado a participar como diretor no Conselho Deliberativo. Também atuou como vice-presidente e presidente do Conselho Deliberativo da Microempa, quando passou a exercer o cargo de presidente.

Como apoio à Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), a Microempa foi convidada pela CACB para coordenar a retomada do Empreender Convencional no RS. O desafio foi assumido pelo presidente Jovenil, contando com a diretoria, conselhos e equipe interna.

A instituição gaúcha promoveu, durante 4 anos, mais de 960 ações por meio dos grupos setoriais, atingindo um número estimado de mais de 48 mil pessoas. Ao final do Empreender Convencional, foram abertos 8 novos grupos na Microempa: Microex (Negócios Internacionais), Jovens Empresários e Mulheres Empreendedoras, Artesanato, Marketing e Mercado, Educação, Gastronomia, Beleza e Estética. Ao todo, a entidade trabalhou em mais de 8 municípios.

Ao final do Convencional, o Rio Grande do Sul alcançou os melhores indicadores, em relação aos demais estados e conquistou o Prêmio de Melhor Coordenação Estadual. Ao mesmo tempo, a Microempa, com os resultados apresentados conquistou a premiação como Melhor Associação, Melhor Consultor e Melhor Grupo Setorial no encerramento do Empreender Convencional, cerimônia realizada durante o 4º Fórum Nacional CACB Mil, em 2017.

Antes, em 2015, durante o 2º Fórum Nacional CACB Mil, realizado em Florianópolis (SC), foram premiados os melhores resultados dos projetos contemplados pelo Empreender Competitivo 2013-2015. Entre os 5 finalistas de todo o país, 2 projetos foram da Microempa: o grupo AGEEL (Grupo Setorial Eletroeletrônicos) ficou com a quarta colocação e o grupo EMOB (Grupo Setorial do Mobiliário) ficou com o terceiro lugar e recebeu um prêmio de R$ 6.000,00 para realizar ações do Grupo.

Como entidade participante do AL-Invest 5.0, a Microempa foi convidada a participar dos encontros anuais de núcleos setoriais em Foz do Iguaçu (Paraná-BR) em 2017 e Quito (Equador) em 2018.

“Muitos desses resultados se devem aos projetos da CACB, que nos mostrou como é possível alcançar novos desafios”, finalizou o ex-presidente.

A partir de 2019 quem assume a nova gestão da Microempa é a presidente Luiza Colombo Dutra. Jovenil Vitt Lima segue integrando a diretoria, agora como vice-presidente de Finanças.

Fonte: Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311