CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Direto das Associações /

João Doria, Mara Gabrilli e José Luiz Egydio Setúbal serão homenageados pela ACSP nesta segunda-feira

03 de julho de 2017 - 10:28

O prefeito João Doria e a deputada federal Mara Gabrilli estão entre os homenageados da cerimônia de outorga do colar Carlos de Souza Nazareth nesta segunda-feira (3/7) no Salão Nobre da Câmara Municipal. O evento é realizado anualmente, desde 2002, pelo Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em celebração ao aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932.

Também serão homenageados José Luiz Egydio Setúbal, irmão protetor e mesário da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Maria Cecília Naclério Homem, escritora ganhadora do Prêmio Jabuti 2016; e a Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (Funsai). A cerimônia terá início às 17 horas.

ACSP na Revolução

Em 1932, a ACSP, sob a presidência de Carlos de Souza Nazareth, participou das tentativas de diálogo com o governo, com outras lideranças, reivindicando respeito a SP e a autonomia do estado – o que vinha sendo negado pelo presidente Getúlio Vargas, que revogou a Constituição e centralizou a administração política e econômica do país.

Quando ficou evidente que não havia possibilidade de acordo com Getúlio, a ACSP, em consonância com o sentimento geral da população paulista, engajou-se na campanha pela defesa da Constituinte imediata, que culminou na deflagração da Revolução, quando a entidade assumiu diversas funções de suporte ao movimento: cuidou das finanças, da intendência e do abastecimento; colaborou para o alistamento; ajudou na captação e distribuição de donativos. A entidade coordenou a campanha “Ouro para o bem de SP”, cujos recursos remanescentes foram doados à Santa Casa de Misericórdia, para a construção de um novo pavilhão.

Vencido no campo militar, devido à superioridade de recursos do governo federal, o Estado de SP foi vitorioso no plano moral por lutar por SP e pelo Brasil. Por ter assumido toda a responsabilidade pela participação das classes empresariais e dos empresários paulistas na Revolução, o então presidente da ACSP Carlos de Souza Nazareth foi preso e exilado. Mas viu seus ideais vencerem, já que, em 1934, foi convocada a Constituinte, pela qual ele tanto lutara.

Agenda
Cerimônia de Outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth
Dia: 3/7/17 (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar

Fonte: ACSP

Tags

#

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311