
Realização e entrega da pesquisa “Matriz econômica do município de Iporã do Oeste/SC” | Foto: Empreender
No extremo oeste de Santa Catarina, entre paisagens que misturam progresso e tradição, a pequena Iporã do Oeste se firma como um exemplo de desenvolvimento sustentável e cooperação empresarial. A cidade, que sempre respirou o empreendedorismo, tem visto suas fronteiras comerciais se expandirem graças a uma força invisível, mas poderosa: o associativismo.
Desde sua fundação, em 1990, a Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste (ACIIO) tem sido um farol para micro e pequenos empresários da região. O compromisso da entidade com a capacitação, desenvolvimento empresarial e formação de parcerias foi impulsionado pelo Programa Empreender, uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae.
Foi com essa visão de futuro que nasceu o Projeto “Iporã 2050”, uma iniciativa que uniu 57 empresas do município para estruturar estratégias de longo prazo. A gestora do projeto, Simone Klunk, lembra que a ideia surgiu em 2022, quando se percebeu a necessidade de uma iniciativa abrangente que oferecesse resultados concretos. “A pesquisa que realizamos dentro do projeto aponta inúmeras situações que merecem atenção. Ela é uma ferramenta valiosa para empreendedores, organizações e o setor público, para que juntos possamos construir uma Iporã do Oeste melhor”, afirma.

Foto: empreender
Uma cidade que gera energia
Dentre as ações promovidas pelo projeto, uma das mais impactantes foi o Seminário de Energias Renováveis, realizado em abril de 2024, durante a ExpoConstruir. O evento reuniu alternativas sustentáveis para a produção de energia e revelou um dado impressionante: Iporã do Oeste tornou-se o maior gerador per capita de energia solar fotovoltaica de Santa Catarina. Um testemunho do compromisso da população com o meio ambiente e com um futuro mais sustentável.
Feiras e capacitação: caminho do crescimento
A ExpoConstruir também forçou o posicionamento do município no setor da construção civil, trazendo à tona questões de sustentabilidade e inovação. Já a FAIC-2023, Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, realizada em setembro de 2023, tornou-se um marco econômico para a região, atraindo um público recorde e consolidando parcerias essenciais para o setor produtivo local.
O projeto também investiu fortemente na capacitação de líderes empresariais. Em 26 de agosto de 2024, o treinamento “Liderança que Transforma” proporcionou a 61 colaboradores uma nova perspectiva sobre gestão e comunicação dentro das empresas.

Treinamento sobre “Liderança que Transforma” | Foto: Empreender
Impacto na vida dos empresários
Para Franciel Kaiser, proprietária da Real Informática, participar das iniciativas da ACIIO foi um divisor de águas. “Tudo que nos faz evoluir nos ajuda a crescer. Aprendemos nos treinamentos e fortalecemos nossa empresa expondo na feira”, conta ele, que está no ramo de tecnologia há 15 anos.
Cristiane Colling, da Laranja Flor Interiores, vê nas feiras um canal para ampliar sua presença no mercado. “Por sermos uma empresa relativamente nova, é através destas ações que conseguimos atingir um público que, por vezes, não atingimos. Quem participa se fortalece”, afirma Cris, que ainda completa: “Sozinhos até podemos ir, mas juntos vamos sempre mais longe’”.
Vanessa Bertol, da Relojótica Cirimar, uma empresa com mais de 40 anos de história, destaca o resultado coletivo das iniciativas. “Foram ações de grande impacto para nossa cidade e para todas as empresas participantes. Melhoramos nosso reconhecimento municipal, regional, e as vendas.”
Sobre o Empreender
O programa Empreender, desenvolvido pela CACB, já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente, está sendo implementado em diversas associações comerciais. Realizado em parceria com o Sebrae, tem como meta o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Com a ajuda de um consultor, os próprios empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na sua região.