Imprensa
Cenário

Intenção de consumo das famílias cai pelo quarto mês seguido, para o pior patamar da série histórica

Segundo a FecomercioSP, mesmo com a reabertura gradual do comércio, boa parte das famílias não pretende fazer compras grandes nos próximos meses

1 de julho de 2020 às 10:08

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Índice de Consumo das Famílias (ICF) caiu 18,8% na comparação mensal, saindo de 77,4 pontos em maio para 62,9 pontos no mês de junho, a quarta queda consecutiva e o menor resultado registrado na série histórica iniciada em 2010.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a baixa foi ainda maior: 33,4%. Desde o início da quarentena, de março a junho de 2020, a retração do acumulado do índice foi de 40,7%.

Segundo a FecomercioSP, o resultado indica que a recuperação econômica deverá ser lenta, mesmo com a retomada gradual do comércio na capital paulista.

Todos os sete itens analisados caíram em junho, sendo o indicador “perspectiva profissional” o que sofreu a maior retração mensal, de 31,7%, seguido por “perspectiva de consumo”, com queda de 27,7%, e “emprego atual” com recuo de 21% em relação ao mês de março.

A paralisação de diversas atividades econômicas e as consequentes demissões em massa, as pontuações dos indicadores ligados ao emprego (perspectiva profissional e emprego atual), que seguiam bem avaliados até março, atingiram as mínimas históricas atualmente: 55,1 pontos e 46,6 pontos, respectivamente.

Segundo a FecomercioSP, a queda na intenção de consumo impactou diretamente o mercado de crédito, com cerca de 93,4% das famílias afirmando que não pretendem contrair crédito nos próximos três meses.

Na contramão dos índices negativos, o endividamento caiu de 60,5% em maio para 57,7% em junho: 2,28 milhões de famílias registram algum tipo de dívida neste mês, 111 mil a menos do que no mês passado. Com a pausa nas vendas físicas, também houve recuo na inadimplência, de 18,7% em maio para os atuais 15,6%. Em abril, a inadimplência atingia 21,6% das famílias.

O endividamento no cartão de crédito ainda representa o maior porcentual, 69,4%, seguido pelo financiamento de carro, 16,8%, e financiamento de casa, com 15,3%. A entidade notou ainda uma elevação na opção por crédito consignado, de 5,6% em abril para 10,9%.

Para lidar com a situação, a entidade indica que é necessário que o comerciante reduza o preço final do produto, na tentativa de atrair os consumidores.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizado mensalmente pela FecomercioSP, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio.

Fonte: InfoMoney

Últimas Notícias

CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo
ARTICULAÇÃO 17 de abril de 2026 às 17:39

CACB promove o 4º Encontro Nacional de Integração do Associativismo

Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 17 de abril de 2026 às 10:16

Câmara cria comissão especial para debater reajuste do Simples Nacional

Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável
POSIÇÃO DO SISTEMA ASSOCIATIVISTA 16 de abril de 2026 às 16:25

Projeto de Lei do fim da 6×1 é decisão injustificável

Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1 Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1
NA MÍDIA 16 de abril de 2026 às 11:19

Em reportagem do Estado de S. Paulo, Alfredo Cotait critica regime de urgência da mudança na escala 6×1

CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal
EMPREENDEDORISMO FEMININO 14 de abril de 2026 às 17:35

CMEC dá posse a presidentes de quatro conselhos de regiões do Distrito Federal

“Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas “Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas
6x1 14 de abril de 2026 às 16:17

“Não é vergonha ser contra a redução da jornada de trabalho”, diz presidente da Federaminas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel