1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Geral

Inscrições do TOP 100 de Artesanato são prorrogadas

Quarta edição vai identificar e premiar as cem unidades de produção artesanal mais competitivas do país

17 de dezembro de 2015 - 03:20

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato foram prorrogadas. Quem quiser ser reconhecido como uma das cem unidades de produção artesanal mais competitivas do Brasil tem até o dia 31 de dezembro para se cadastrar no site www.top100.sebrae.com.br. Para concorrer, é preciso ser formalizado e ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que pode ser próprio ou coletivo.

Ao se inscreverem, os candidatos devem enviar, pelo site, fotos de três produtos confeccionados na unidade de produção, uma foto das embalagens utilizadas e duas fotos do local da produção, totalizando seis fotos. Os candidatos também devem preencher o questionário disponível no endereço eletrônico. Além de premiar as cem unidades mais competitivas, o Sebrae vai promover e divulgar as melhores práticas, os seus produtos e os seus autores.

Além do reconhecimento nacional e internacional, os cem premiados terão o direito de usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 4ª Edição por três anos após a entrega do certificado. As peças dos artesãos premiados também serão reunidas em um catálogo comercial que será divulgado entre as principais lojas compradoras de artesanato do Brasil e os vencedores participarão de eventos para promoção comercial nas principais feiras do segmento no país.

Pode participar todo artesão que esteja associado a uma instituição legalmente constituída, como cooperativa ou associação. Além desses, também podem se inscrever empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. O TOP 100 busca identificar as unidades produtivas que detêm as melhores práticas de gestão, considerando a produção, a administração, a divulgação e a comercialização, premiando as unidades não somente pela qualidade de seus produtos.

“O prêmio não é dado em dinheiro, mas sim em oportunidade de negócio. Vamos reconhecer as cem melhores empresas de artesanato do país e queremos ajudar a ampliar o mercado delas. O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato é, portanto, uma oportunidade para esses artesãos serem conhecidos e venderem mais”, afirma o gerente nacional de Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.

Os ganhadores do concurso devem ser conhecidos no segundo semestre de 2016 e premiados em uma cerimônia que acontecerá no Rio de Janeiro, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. O certame ocorrerá em oito fases e vai se estender até setembro de 2016. Os artesãos serão avaliados por júris especializados, que utilizarão 11 critérios de avaliação: práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

Fonte: Agência Sebrae

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311