1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / SEGURANÇA DIGITAL

Iniciativa multissetorial lança campanha informativa #FiqueEsperto

Objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital. A CACB é apoiadora do movimento

14 de outubro de 2020 - 15:06

Os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram hoje a campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais. A campanha procura alertar os usuários de internet e de serviços digitais para tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e informar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas resultantes dessas fraudes.

A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação NEO, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), do Conselho Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da Federação Nacional de Bancos (Febraban), da Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Representantes dessas entidades participaram hoje do lançamento, em reunião virtual, na qual foram apresentadas as ações que envolvem a campanha. Entre elas, o hotsite https://fe.seg.br/, que já pode ser acessado a partir desta quarta-feira e que concentra as informações sobre o tema, com dicas de segurança. Os usuários também receberão mensagens das operadoras pelo celular, alertando sobre as práticas de fraudes mais comuns e sugestões para evitá-las. O mesmo alerta será feito por e-mail para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e em postagens nas redes sociais.

As mensagens, que se estenderão nos próximos quatro meses, vão orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas, dicas para proteger seus dados pessoais e cuidados a serem tomados em mensagens com links e com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.

“Hoje em dia temos muita confiança no que recebemos de forma online, o que acaba influenciando muito nossas vidas, inclusive politicamente, o problema é que nem tudo é verdadeiro. Iniciativas como esta permitem que o consumidor se atente melhor ao que recebe e transforme o ambiente digital em um meio mais consciente e seguro”, disse George Pinheiro, presidente da CACB.

Essa campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais fundamental para a população manter atividades a distância, como home office, aulas virtuais e entretenimento.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

*Com informações do SinditeleBrasil

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311