1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PARANÁ

III Fórum de Gestão Pública Faciap discute gestão pública do futuro para os problemas de hoje

Com a participação dos governadores do Paraná e de Santa Catarina, encontro discutiu o que é, na prática, uma mentalidade inovadora na gestão pública

23 de agosto de 2019 - 09:48

Inovação é, muitas vezes, a palavra citada por governos que querem passar uma imagem de modernidade para a população. O grande problema é que, embora todo mundo esteja falando a respeito do tema, ninguém está inovando de verdade. A afirmação foi feita pelo empresário, palestrante e presidente da Celepar, Allan Costa, para abrir a conversa entre os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Santa Catarina, Carlos Moisés, no III Fórum de Gestão Pública Faciap. Allan foi o mediador da discussão nesta quarta (21) a respeito do que é colocar em prática uma mentalidade inovadora na gestão pública. “Ao analisar a disrupção e ouvir a respeito de Inteligência Artificial e algoritmos poderoso, muitas pessoas podem ter a interpretação errada do que realmente está por trás de toda essa inovação. Inovação não é sobre tecnologia. Inovação é sobre pessoas”, disse ele.

Também estavam no palco os presidentes da Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Marco Tadeu Barbosa, e da Facisc, Federação de Santa Catarina, Jonny Zulauf.

O governador de Santa Catarina deu um panorama dos desafios e das ações que executou com a intenção de modernizar a gestão. Entre eles, a eliminação de cargos e de estruturas sobrepostas em uma reforma administrativa, o uso de processos digitais em todos os setores da Administração Pública Estadual, a qualificação da gestão com a criação de mecanismos de controle e compliance, a revisão de contratos e a adoção da forma eletrônica para os processos licitatórios. “A tecnologia aliada à gestão pública favorece a economicidade, a transparência e a integridade. Sem ela, muito dinheiro fica pelo caminho e acaba não sendo investido da melhor maneira para o cidadão”, afirmou o governador catarinense.

Já o governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que o Estado inovador é aquele que funciona como indutor do desenvolvimento e facilitador do ambiente de negócios. Também destacou que um Estado vocacionado para apresentar soluções para os problemas dos cidadãos deve estar aberto a conversar com o setor produtivo, buscar diferentes maneiras de responder demandas represadas. “Temos um grande desafio que é repensar a máquina pública. Ao longo das últimas décadas os estados não tiveram a mesma dinâmica do desenvolvimento tecnológico que o meio privado, que soube absorver e colocar tudo em prática. Por um período muito longo o gestor público foi professor de Deus, hoje precisa ser um ouvidor”, complementou.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, disse que é fundamental que o setor produtivo e o poder público estejam abertos ao diálogo e a trabalharem juntos. “O protagonismo do empresariado é essencial para melhorar a gestão pública”, destacou Zulauf.

Já o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, disse que os empresários querem se envolver nos debates em torno do controle de despesas da máquina pública, da criação de projetos de investimentos, mas ir além. “Entendemos que hoje há novos caminhos para o crescimento, desenhados pela tecnologia e pela inovação. Empresas estão mudando os negócios inspiradas por uma mentalidade inovadora. O poder público precisa fazer o mesmo”, disse ele.

Convite

O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, entregou aos governadores e ao presidente da Facisc um convite para o Congresso Empresarial Paranaense. Durante dois dias, serão discutidos o avanço do varejo, os desafios que a modernidade impõe aos empreendedores e os caminhos que estão sendo traçados para o mundo dos negócios nos próximos anos. Junto da programação técnica e de todas as palestras, os participantes poderão assistir a oficinas de comportamentos que os grandes empresários devem ter, fechar parcerias na Feira de Negócios com expositores estratégicos para todos os tipos de empresa e conhecer cases de sucesso inspiradores.

O Congresso Empresarial Paranaense será nos dias 25 e 26 de outubro, em Foz do Iguaçu. Saiba mais.

Fonte: Faciap

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311