Quatro entidades foram homenageadas durante o lançamento do projeto Brasil Sustentável
Construir o futuro com consciência ambiental é um objetivo comum das novas gerações e essa meta é compartilhada cada vez por mais pessoas em todo o mundo.
No Brasil, as iniciativas voltadas para fortalecer a economia circular e critérios de ESG (Environmental, Social, and Governance, ou seja, em português Ambiental, Social e Governança), para medir o impacto sustentável e ético de um investimento em uma empresa, são cada dia mais comuns e devem ser reconhecidas.
Por isso, durante o lançamento do Brasil Sustentável, na Marcha do Prefeitos em Brasília, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) homenageou três Associações – uma de Municípios e duas Comerciais e Empresariais – e uma Federação de Municípios, que foram pioneiras no projeto.
Vice Presidente da CACB, Ernesto João Reck entregando a homenagem para Camille Anijar, coordenadora da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACPA
Para Camille Anijar, coordenadora da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Pará, a parceria entre a associação e o projeto é extremamente necessária. “Não podemos deixar de falar de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Devemos ter boas práticas de sustentabilidade e estamos impulsionando nossos empresariados, empresas e municípios para que eles se adequem a essas práticas”.
Ela ainda relembrou que ano que vem o Pará vai sediar a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Presidente José Adeu de Abreu Torres, em nome da ACEG, recebeu a homenagem das mãos do Vice-Presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Itamar Manso
A segunda homenageada da tarde foi a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiânia, representada pelo presidente José de Abreu Torres. Ele apontou que a Aceg já tinha ações voltadas para a sustentabilidade e que essa nova parceria ajudará a tornar as empresas goianas mais sustentáveis. “Somos uma das únicas funções comerciais que têm uma diretoria somente de ESG. Há um especialista em sustentabilidade e meio ambiente e nós já estamos inclusive preparando um evento para 1.000 pessoas sobre o tema”.
Superintendente da CACB, Carlos Rezende, entrega homenagem à APPM, representada pelo prefeito de Alvorada do Gurguéia – PI, Lécio Bezerra.
Para o prefeito de Alvorada do Gurguéia (PI), Lécio Bezerra, outro dos homenageados, o Brasil Sustentável aproximará a população de novas tecnologias e possibilitará uma melhora nos municípios como um todo. “Para o Piauí esse projeto é muito significante, porque é uma forma e uma oportunidade de levar sustentabilidade aos municípios, principalmente os pequenos, que têm dificuldade na questão interna e administrativa. Essa parceria traz também um combo que é a capacitação de pessoal e o contato com novas tecnologias”.
Assessor da diretoria técnica do SEBRAE, Gustavo Cezário, entregar a homenagem ao presidente da FEMUR, Luciano Santos.
E, para finalizar, o quarto homenageado foi a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, representado pelo presidente Luciano Santos. O prêmio foi entregue pelo assessor da Diretoria técnica do Sebrae, Gustavo Cezário.
O Brasil Sustentável é um projeto da Confederação das Associações Comerciais e Empresárias do Brasil (CACB), em parceria com o Conselho Nacional de Municípios (CNM) e o Sebrae. Trata-se de uma cooperação técnica para compras públicas, em que prefeitura e associação comercial recebem cursos, consultorias e mentorias para aprimorar a gestão. Com isso, é fomentado a adoção de boas práticas de produção e o consumo sustentável por empresas e governos locais.
A proposta inicial do programa era atender 40 munícipios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. Ao longo da Marcha dos Prefeitos, cerca de 300 municípios demonstraram interesse em participar. Segundo a consultora do projeto, Juliani Gastaldi, essas prefeituras poderão ter acesso a capacitações e cursos online em uma plataforma virtual, sem limite de acessos. “Caso as prefeituras desejem estender esse trabalho para as associações comerciais, oferecendo o serviço aos empresários da região, podem entrar em contato com a gente para formalizarmos os contratos”, esclareceu.
Para conferir mais fotos do evento acesse nosso Flickr.