Imprensa
Brasil Sustentável

CACB homenageia associações comerciais e municipais durante evento do Brasil Sustentável

Projeto em parceria com CNM, e recursos do Sebrae e AL-Invest Verde, estimula práticas de gestão ambiental, como a redução de emissões de carbono, a gestão de recursos naturais, e a preservação da biodiversidade, para adoção de boas práticas de produção e consumo sustentável nos municípios.

23 de maio de 2024 às 17:49

Quatro entidades foram homenageadas durante o lançamento do projeto Brasil Sustentável

Construir o futuro com consciência ambiental é um objetivo comum das novas gerações e essa meta é compartilhada cada vez por mais pessoas em todo o mundo.

No Brasil, as iniciativas voltadas para fortalecer a economia circular e critérios de ESG (Environmental, Social, and Governance, ou seja, em português Ambiental, Social e Governança), para medir o impacto sustentável e ético de um investimento em uma empresa, são cada dia mais comuns e devem ser reconhecidas.

Por isso, durante o lançamento do Brasil Sustentável, na Marcha do Prefeitos em Brasília, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) homenageou três Associações – uma de Municípios e duas Comerciais e Empresariais – e uma Federação de Municípios, que foram pioneiras no projeto.

 

Vice Presidente da CACB, Ernesto João Reck entregando a homenagem para Camille Anijar, coordenadora da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACPA

Para Camille Anijar, coordenadora da Câmara Setorial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Pará, a parceria entre a associação e o projeto é extremamente necessária. “Não podemos deixar de falar de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Devemos ter boas práticas de sustentabilidade e estamos impulsionando nossos empresariados, empresas e municípios para que eles se adequem a essas práticas”.
Ela ainda relembrou que ano que vem o Pará vai sediar a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Presidente José Adeu de Abreu Torres, em nome da ACEG, recebeu a homenagem das mãos do Vice-Presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Itamar Manso

 

A segunda homenageada da tarde foi a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiânia, representada pelo presidente José de Abreu Torres. Ele apontou que a Aceg já tinha ações voltadas para a sustentabilidade e que essa nova parceria ajudará a tornar as empresas goianas mais sustentáveis. “Somos uma das únicas funções comerciais que têm uma diretoria somente de ESG. Há um especialista em sustentabilidade e meio ambiente e nós já estamos inclusive preparando um evento para 1.000 pessoas sobre o tema”.

Superintendente da CACB, Carlos Rezende, entrega homenagem à APPM, representada pelo prefeito de Alvorada do Gurguéia – PI, Lécio Bezerra.

Para o prefeito de Alvorada do Gurguéia (PI), Lécio Bezerra, outro dos homenageados, o Brasil Sustentável aproximará a população de novas tecnologias e possibilitará uma melhora nos municípios como um todo. “Para o Piauí esse projeto é muito significante, porque é uma forma e uma oportunidade de levar sustentabilidade aos municípios, principalmente os pequenos, que têm dificuldade na questão interna e administrativa. Essa parceria traz também um combo que é a capacitação de pessoal e o contato com novas tecnologias”.

Assessor da diretoria técnica do SEBRAE, Gustavo Cezário, entregar a homenagem ao presidente da FEMUR, Luciano Santos.

E, para finalizar, o quarto homenageado foi  a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, representado pelo presidente Luciano Santos. O prêmio  foi entregue pelo assessor da Diretoria técnica do Sebrae, Gustavo Cezário.

O Brasil Sustentável é um projeto da Confederação das Associações Comerciais e Empresárias do Brasil (CACB), em parceria com o Conselho Nacional de Municípios (CNM) e o Sebrae. Trata-se de uma cooperação técnica para compras públicas, em que prefeitura e associação comercial recebem cursos, consultorias e mentorias para aprimorar a gestão. Com isso, é fomentado a adoção de boas práticas de produção e o consumo sustentável por empresas e governos locais.

A proposta inicial do programa era atender 40 munícipios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. Ao longo da Marcha dos Prefeitos, cerca de 300 municípios demonstraram interesse em participar. Segundo a consultora do projeto, Juliani Gastaldi, essas prefeituras poderão ter acesso a capacitações e cursos online em uma plataforma virtual, sem limite de acessos. “Caso as prefeituras desejem estender esse trabalho para as associações comerciais, oferecendo o serviço aos empresários da região, podem entrar em contato com a gente para formalizarmos os contratos”, esclareceu.

Para conferir mais fotos do evento acesse nosso Flickr.

Últimas Notícias

Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém
#ConexiónVerde+ 4 de dezembro de 2024 às 17:34

Resultados do programa AL-INVEST Verde são apresentados no #ConexiónVerde+, em Belém

FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional
Simples Nacional 4 de dezembro de 2024 às 17:00

FCS promove jantar para o fortalecimento do Simples Nacional

CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender
CMEC NACIONAL 4 de dezembro de 2024 às 11:26

CMEC reúne duas mil empresárias no 5º Liberdade para Empreender

Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano
LEGISLAÇÃO 3 de dezembro de 2024 às 16:47

Comitê Jurídico da CACB realiza última reunião do ano

Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios
Internacional 3 de dezembro de 2024 às 14:31

Conexión Verde reúne lideranças em Belém para discutir sustentabilidade e negócios

Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país
CMEC NACIONAL 2 de dezembro de 2024 às 12:10

Liberdade para Empreender aborda o crescimento, as vantagens e desafios do empreendedorismo feminino no país

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel