Imprensa
GARANTIAS

Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas

Pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”

27 de agosto de 2021 às 15:20

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada ontem (26) no Diário Oficial da União e entrou em vigor imediatamente.

Pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”. As entidades autorizadas são: as sociedades de garantia solidária e as sociedades de contragarantia; as cooperativas de crédito; os fundos públicos ou privados; e qualquer instituição cujo estatuto ou contrato social contemple a outorga de garantia em operações de crédito.

“Assim, por exemplo, um grupo de empresas poderá se juntar e montar uma cooperativa de crédito e garantir as operações que forem contratadas pelos seus cooperados”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

Os fundos já em operação também poderão participar do novo sistema, como o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil, que dá garantia aos créditos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, de acordo com o decreto, a instituição desse sistema não implica aporte adicional de recursos do Tesouro Nacional nas outorgas de garantias em operações de crédito, exceto se previsto em lei orçamentária.

O novo sistema de garantias integra o Sistema Financeiro Nacional. Para estimular as operações na nova modalidade, os órgãos reguladores do sistema financeiro serão responsáveis por estabelecer condições mais flexíveis nos empréstimos para esse segmento do mercado. Por sua vez, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá regulamentar a aceitação e a prestação de garantias por parte das instituições financeiras, estabelecendo critérios prudenciais e de supervisão.

“A criação desse novo sistema possui potencial para estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia”, diz a nota, destacando que as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 72% dos empregos formais do país.

Segundo a secretaria-geral, apesar da contribuição para a geração de vagas, essas empresas possuem dificuldades de acesso ao sistema de crédito tradicional, por não conseguirem prestar as garantias normalmente exigidas nessas operações. “Por esse motivo, elas acabam sendo preteridas pelas instituições financeiras, que podem preferir emprestar seus recursos para empresas com maior porte e patrimônio”, completou.

Em até 180 dias, as entidades autorizadas a operar pelo novo sistema deverão disponibilizar em seus sites as informações sobre a origem dos recursos que lastreiam as garantias emitidas e os saldos agregados das operações de crédito garantidas e ativas.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

CACB lança cartilha sobre Reforma Tributária CACB lança cartilha sobre Reforma Tributária
PUBLICAÇÃO 13 de agosto de 2026 às 18:46

CACB lança cartilha sobre Reforma Tributária

Regras da Reforma Tributária exigem organização das entidades, diz CACB Regras da Reforma Tributária exigem organização das entidades, diz CACB
DEBATE 13 de agosto de 2026 às 18:40

Regras da Reforma Tributária exigem organização das entidades, diz CACB

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel