O Conselho Político e Social (COPS), da Associação Comercial de São Paulo, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 12, na sede da entidade, o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, para uma palestra aos empresários e participantes do evento.
Estiveram na mesa de trabalho para dar as boas-vindas ao governador Ratinho Júnior o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine; o coordenador do Conselho Político e Social (COPS) da ACSP, senador Heráclito Fortes; o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto; e o membro do COPS, ex-governador e ex-senador da República Jorge Bornhausen.
Os dirigentes da ACSP, bem como do seu Conselho Político e Social, parabenizaram Carlos Massa Ratinho Júnior pelo atual governo e pelas conquistas alçadas nos mais diversos setores durante o seu mandato à frente do estado paranaense, “sendo estas amplas e respaldadas em evidências”, valorizou Alfredo Cotait Neto.
Em sua palestra, o governador Ratinho Júnior destacou pontos importantes do Estado do Paraná, hoje considerado a 4ª economia do país. “Buscamos valorizar as vocações de nosso estado, que tem sua pujança relacionada à cadeia produtiva de alimentos e ao agronegócio; hub logístico; e processos de sustentabilidade. Assim, nos fortalecemos na atração de investimentos e geração de cada vez mais emprego e renda”, destacou.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020 e, naquele momento, o estado alcançou o patamar de quarta maior economia do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul.
Com menção à educação, o governador estipulou metas de aprimoramento e trouxe a implementação de mais colégios cívico-militares, numa cooperação entre as áreas da Educação e da Segurança Pública. “Trabalhamos fortemente para o aprimoramento efetivo da metodologia educacional e, por consequência, a redução da evasão escolar”, comentou.
Sobre uma possível reforma tributária, Ratinho Júnior reforçou um sistema que simplifique sem privilegiar. “Buscamos a simplificação desse sistema, porém, reforçamos a necessidade de ruptura de privilégios fiscais”, pontuou o governador. Também falou sobre o papel das Associações Comerciais no Paraná, que passaram a ser responsáveis pela agência de fomento do governo.
Além dos temas mencionados acima, o convidado respondeu a perguntas de convidados presentes na reunião e também daqueles que acompanharam o encontro de forma virtual.
“Eu quero agradecer e digo que é um orgulho recebê-lo nesta casa. Aviso que mesmo que o senhor não fale ou comente, já é uma figura nacional e sei que veremos seu nome ventilar nas próximas eleições. Então se prepare”, afirmou o coordenador do COPS, senador Heráclito Fortes.
Por fim, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, elogiou a palestra de Ratinho Júnior e disponibilizou o espaço que a casa oferece como “um ambiente permanente de diálogo para ideias renovadoras”, nas palavras do presidente.
“Governador, existem algumas reuniões nesta casa que nos renovam e nos dão esperança de um Brasil maior. Nós sabemos do potencial que o País tem. Temos tido sempre péssimas notícias no decorrer da nossa história. Acreditamos nesta mudança de geração da política e esperamos contar sempre com o senhor aqui, para renovarmos essa perspectiva positiva para o Brasil”, complementou.
No link a seguir, você pode conferir as imagens da reunião:
Fonte: Associação Comercial de São Paulo (ACSP)