
Edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras foi realizado na cidade mineira de Patrocínio | Foto: Divulgação
A sexta edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras (Feme 2024), realizada na última sexta-feira (26) em Patrocínio, reuniu mais de 400 pessoas não só de Minas Gerais, mas também dos estados do Pará, Bahia e Espírito Santo.
O Feme tem como objetivo ser referência estadual no desenvolvimento e na representação da mulher empresária do Sistema Federaminas. Sua missão é desenvolver o empoderamento de lideranças femininas por meio do associativismo.
Bel Mendes, empresária que está à frente da Federaminas Mulher e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) no estado, ressume o conceito do associativismo: “Com ele nós não nos sentimos sozinhos”.
O presidente da Federaminas e diretor financeiro da CACB, Valmir Rodrigues, explica que o papel da entidade e de iniciativas como essa é estimular o empreendedorismo e criar caminhos. “Acreditamos que apesar de termos no país um ambiente hostil para o desenvolvimento dos negócios, que não estimula o empreendedorismo, todos que participaram do sexto Feme saíram de lá com mais vontade de empreender, com mais vontade de gerar emprego”, disse Rodrigues.
O evento durou toda a sexta-feira com palestras e painéis de debates. No dia seguinte, foi realizado um passeio pela Rota do Café do Cerrado Mineiro com degustação da famosa bebida da região de Patrocínio que é considerada uma das melhoras do mundo.
Entre as participantes, Mônica Monteiro, consultora institucional da CACB, presidente do Fórum Industrial de Mulheres Empreendedoras na CNI e presidente do Capítulo Brasileiro do Brics Women’s Business Alliance. Sem condições de participar presencialmente, o superintendente da CACB, Carlos Rezende, enviou um vídeo que foi exibido no Fórum onde ele lamentava a pouca representatividade das mulheres nas presidências de associações e, por isso mesmo, parabenizava as mulheres presentes que, segundo ele, “estão derrubando barreiras e superando estereótipos com o objetivo de tornar o sistema mais forte”.
Além de Patrocínio, o Feme já passou pelos municípios mineiros de Varginha, Coronel Fabriciano, Ouro Preto, Pouso Alegre e Sete Lagoas. No ano que vem, o circuito itinerante estará no Norte de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros.