Imprensa
FIE

Fórum de Internacionalização de Empresas conhece trabalho realizado pela CE-CPLP

O presidente da CACB e vice-presidente da CE-CPLP, George Pinheiro, foi convidado a falar no 33º FIE sobre a relação comercial entre os países de língua portuguesa

23 de julho de 2021 às 10:59

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou, nesta quinta-feira (22), do 33º Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE), que discutiu o tema “Cooperação Brasil – Portugal – China: oportunidades de desenvolvimento de negócios e acordos institucionais”. Na ocasião, Pinheiro apresentou a estrutura e o trabalho que é realizado pela Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), entidade da qual é vice-presidente.

Em sua apresentação, Pinheiro lembrou que a CE-CPLP é uma organização que visa ao desenvolvimento e cooperação do empresariado dentro do espaço dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

“Ainda há muita dificuldade de sair do Brasil para Moçambique, por exemplo. É preciso fazer uma ou duas conexões, e isso acontece entre quase todos os países do grupo. Por isso, um dos nossos objetivos é melhorar a mobilidade entre essas nações”, explicou.

Melhorar a circulação de pessoas, bens, serviços e capitais é apenas um dos objetivos da CE-CPLP, quem também visa criar novas rotas de investimento, fortalecer as relações empresariais, realizar acordos bilaterais em diversos setores, incrementar negócios, entre outros.

Já em fase de execução, estão a criação de um tribunal arbitral e de um banco, ambos voltados às necessidades dos nove países lusófonos.

“Por estar presente em quatro continentes, a CE-CPLP tem condições de fazer parcerias entre empresas de todos esses países, além de compartilhar produtos e serviços. Esse é um trabalho que já estamos fazendo aqui no Brasil e que, em breve, deve contar também com o apoio do Sebrae”, disse Pinheiro.

A entidade, continua ele, entende que só através de um setor privado mais forte, estável, inclusivo e sustentável se poderá dar início ao desenvolvimento das sociedades que compõem a comunidade. “Queremos diminuir as desigualdades e melhorar as condições de vida dos nossos povos. E isso também parte de um setor privado mais forte, dinâmico, competitivo e eficiente, para ser o motor do crescimento inclusivo, do desenvolvimento e da valorização das potencialidades e riquezas de cada país-membro”, concluiu.

11 WCC

Como presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Pinheiro também foi convidado a falar um pouco sobre a coorganização do 11th World Chambers Congress, realizado no Rio de Janeiro, em junho de 2019.

O World Chambers Congress é o principal evento do gênero que reúne câmaras de comércio, empresas e governos, e é organizado a cada dois anos pela ICC/WCF, juntamente com uma instituição parceira. Em 2019, quando se celebrou 22 anos desde a primeira edição e 100 anos de existência da ICC, a CACB coorganizou o congresso que, pela primeira vez, foi realizado no Brasil.

O 11th World Chambers Congress reuniu 1173 representantes de 83 países no Brasil, entre os dias 12 e 14 de junho de 2019, e tratou dos desafios do multilateralismo para a construção de um futuro compartilhado entre as nações. O Rio de Janeiro foi palco para autoridades, empresários e representantes de câmaras de comércio de todo o mundo debaterem temas de interesse para o comércio internacional, desde blockchain e e-commerce, passando por mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos, a cidades inteligentes e mudanças climáticas.

Clique aqui e veja como foi o 11WCC.

Para assistir à palestra de George Pinheiro no 33º FIE, clique aqui.

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel