CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FIE

Fórum de Internacionalização de Empresas conhece trabalho realizado pela CE-CPLP

O presidente da CACB e vice-presidente da CE-CPLP, George Pinheiro, foi convidado a falar no 33º FIE sobre a relação comercial entre os países de língua portuguesa

23 de julho de 2021 - 10:59

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou, nesta quinta-feira (22), do 33º Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE), que discutiu o tema “Cooperação Brasil – Portugal – China: oportunidades de desenvolvimento de negócios e acordos institucionais”. Na ocasião, Pinheiro apresentou a estrutura e o trabalho que é realizado pela Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), entidade da qual é vice-presidente.

Em sua apresentação, Pinheiro lembrou que a CE-CPLP é uma organização que visa ao desenvolvimento e cooperação do empresariado dentro do espaço dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

“Ainda há muita dificuldade de sair do Brasil para Moçambique, por exemplo. É preciso fazer uma ou duas conexões, e isso acontece entre quase todos os países do grupo. Por isso, um dos nossos objetivos é melhorar a mobilidade entre essas nações”, explicou.

Melhorar a circulação de pessoas, bens, serviços e capitais é apenas um dos objetivos da CE-CPLP, quem também visa criar novas rotas de investimento, fortalecer as relações empresariais, realizar acordos bilaterais em diversos setores, incrementar negócios, entre outros.

Já em fase de execução, estão a criação de um tribunal arbitral e de um banco, ambos voltados às necessidades dos nove países lusófonos.

“Por estar presente em quatro continentes, a CE-CPLP tem condições de fazer parcerias entre empresas de todos esses países, além de compartilhar produtos e serviços. Esse é um trabalho que já estamos fazendo aqui no Brasil e que, em breve, deve contar também com o apoio do Sebrae”, disse Pinheiro.

A entidade, continua ele, entende que só através de um setor privado mais forte, estável, inclusivo e sustentável se poderá dar início ao desenvolvimento das sociedades que compõem a comunidade. “Queremos diminuir as desigualdades e melhorar as condições de vida dos nossos povos. E isso também parte de um setor privado mais forte, dinâmico, competitivo e eficiente, para ser o motor do crescimento inclusivo, do desenvolvimento e da valorização das potencialidades e riquezas de cada país-membro”, concluiu.

11 WCC

Como presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Pinheiro também foi convidado a falar um pouco sobre a coorganização do 11th World Chambers Congress, realizado no Rio de Janeiro, em junho de 2019.

O World Chambers Congress é o principal evento do gênero que reúne câmaras de comércio, empresas e governos, e é organizado a cada dois anos pela ICC/WCF, juntamente com uma instituição parceira. Em 2019, quando se celebrou 22 anos desde a primeira edição e 100 anos de existência da ICC, a CACB coorganizou o congresso que, pela primeira vez, foi realizado no Brasil.

O 11th World Chambers Congress reuniu 1173 representantes de 83 países no Brasil, entre os dias 12 e 14 de junho de 2019, e tratou dos desafios do multilateralismo para a construção de um futuro compartilhado entre as nações. O Rio de Janeiro foi palco para autoridades, empresários e representantes de câmaras de comércio de todo o mundo debaterem temas de interesse para o comércio internacional, desde blockchain e e-commerce, passando por mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos, a cidades inteligentes e mudanças climáticas.

Clique aqui e veja como foi o 11WCC.

Para assistir à palestra de George Pinheiro no 33º FIE, clique aqui.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311