A Fundação Getúlio Vargas lançará, no dia 21 de junho, o projeto Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil, realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP FGV (FGVces), em parceria com a Câmara de Comércio da Espanha e com a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, e patrocinado pelo AL-Invest Verde. Para participar do evento de lançamento, clique aqui e inscreva-se.
A CACB é integrante do consórcio que administra o repasse dos recursos do AL-Invest Verde, sendo responsável pelas ações realizadas no Brasil.
De acordo com gestora de projetos do FGVces, Beatriz Brandão, o projeto visa apoiar empresas na transição para uma economia circular e de baixo carbono, com base no fortalecimento da gestão para a sustentabilidade em pequenas e médias empresas (PMEs) inseridas em cadeias de valor de grandes empresas no país.
“Esperamos três principais impactos com a execução deste projeto. O primeiro é melhorar práticas de gestão para sustentabilidade pelas PMEs; o segundo, fomentar o surgimento de novas parcerias e oportunidades de negócios entre PMEs, empresas-âncora e outras organizações do ecossistema; e, por fim, desenvolver cadeias de valor brasileiras com diferencial competitivo, em razão dos seus atributos de sustentabilidade”, conta Beatriz.
O projeto foi selecionado na primeira convocatória do AL-Invest verde, realizada em junho do ano passado, e vai atuar em 4 frentes, cada uma com objetivos diferentes. São elas:
Frente 1 – Desenvolvimento de capacidades
Objetivo: conduzir um processo formativo para PMEs parceiras de empresas-âncora em suas cadeias de valor.
Frente 2 – Produção de conhecimento
Objetivos: identificar desafios e oportunidades, barreiras e facilitadores para promover a economia circular em cadeias de valor selecionadas no Brasil; e mapear padrões, regulamentos e melhores práticas na Europa em relação a ESG, economia circular e soluções tecnológicas inovadoras.
Frente 3 – Redes e intercâmbio
Objetivos: criar uma comunidade de prática, que será uma rede multistakeholder voltada a compreender lacunas e desafios na melhoria das práticas de economia circular e sustentabilidade nas cadeias de valor selecionadas; e fortalecer o ecossistema de apoio às PME, como acesso a financiamento, regulamentação, exportação, entre outros fatores. Esta frente também busca apoiar oportunidades de negócios na Europa para PMEs selecionadas.
Frente 4 – Integração e divulgação
Objetivos: promover a divulgação e difusão do projeto; e apresentar resultados finais do projeto e dar visibilidade às PMEs participantes e respectivas empresas-âncora.
Para saber mais sobre o projeto, participe do evento de lançamento:
Local: Auditório FGV 9 de julho – térreo
Endereço: Rua Itapeva, 432 – Bela Vista, São Paulo/SP
Data: 21 de junho de 2023
Horário: 09h
Inscrição: https://evento.fgv.br/lancamentoprojetoancorando_2106/
AL-Invest verde
O AL-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa a apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.
Ao longo de quatro anos, 25 milhões de euros serão investidos em ações de apoio ao setor privado latino-americano, focadas na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a competitividade das MPEs. O repasse dos recursos é feito por um consórcio liderado pela organização alemã Sequa.
O consórcio é formado pela líder Sequa, pela CACB- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; Cainco- Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, da Bolívia; Agexport- Associação de Exportadores da Guatemala; CCL- Câmara de Comércio de Lima, Peru; Coparmex- Centro Empresarial de Jalisco, México; Eurochambers- Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias.