Imprensa
Rio Grande do Sul

Federasul se reúne com parlamentares e governo para traçar respostas aos efeitos econômicos das enchentes

Encontro com bancadas federal e estadual, membros do Executivo, líder do governo, senador e líderes empresariais ocorreu na Assembleia Legislativa do RS

11 de junho de 2024 às 13:43

“Precisamos de soluções urgentes e convergir para atuar em bloco”, aponta presidente da Federasul | Foto: Viviane Quilmes

Medidas imediatas para salvar empregos e empresas. Esse foi o mote da reunião organizada pela Federasul, que contou entidades de diferentes setores da economia, deputados federais e estaduais, além de representantes do governo estadual e do Senado. As exposições traçaram estratégias de respostas aos devastadores efeitos econômicos devido às enchentes que assolam o estado.

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destacou a sobrecarga inicial das discussões devido à necessidade mais urgente de salvar vidas, no entanto, agora é necessário respostas urgentes para preservar a economia. Para o presidente, o cenário que se aproxima, com o quinto dia útil, é temeroso. “Estamos tentando organizar para que não haja ações paralelas. Precisamos focar no que é mais importante neste momento, salvar empregos e empresas. Muitas empresas estão há mais de um mês sem faturar. Precisamos de soluções urgentes e convergir para atuar em bloco”, afirmou Rodrigo.

 

Presenças

Mais de 200 pessoas participaram da reunião (que foi remota e presencial), iniciada às 14h, no Plenarinho da Assembleia, e concluída às 17h25min. Além dos líderes de entidades de setores econômicos muitos presidentes de entidades filiadas, também membros do governo, como o secretário Ernani Polo e o líder Frederico Antunes.

 

Medidas efetivas

O líder da entidade ressaltou as medidas urgentes que a Federasul, em conjunto com mais de 230 outras entidades de todos os setores da economia, sugeriram no dia 26 de maio (leia aqui a íntegra das medidas). São elas: que o Ministério do Trabalho do Trabalho e Emprego concedam lay off calamidade para todas as empresas solicitantes atingidas direta ou indiretamente pela calamidade, regulamentação abrangente de medidas de proteção do emprego, como ajuste de férias, bancos de horas e antecipação de feriados, entre outras obrigações.

Além disso, a entidade defendeu junto a todos os presentes uma linha de Linha de financiamento com juros fixos de 3,75% ao ano, com 6 meses de carência parcelado em 36 meses no valor da Folha de pagamento dos meses de maio e junho. O limite da medida atingiria dois salários mínimos por funcionário, vedada a demissão sem justa causa por 60 dias após a empresa receber o empréstimo.

 

Falas Parlamentares

A reunião também contou com a participação de diversos deputados que ofereceram apoio e propostas para ajudar na recuperação econômica do estado. O deputado federal Alceu Moreira ressaltou a importância de ouvir as Federações e trabalhar em conjunto para evitar uma ruptura econômica.

Já o deputado federal Marcel Van Hattem propôs o comprometimento de parte dos salários pelo governo federal, similar ao que foi feito durante a pandemia. “Independente de ideologia, se funcionou na pandemia, vai funcionar agora. Precisamos da união do RS”, disse Van Hattem. O parlamentar se colocou à disposição para agilizar medidas urgentes junto à Câmara dos Deputados.

No mesmo sentido, o senador Carlos Heinze também se dispôs a agir no Senado. Outros deputados, como Pedro Westphalen e Dionísio Marcon, reiteraram a urgência das ações e a necessidade de diagnósticos prontos para implementação imediata de medidas. Any Ortiz, por sua vez, criticou a demora na tomada de decisões, enfatizando que soluções já deveriam ter sido implementadas.

Vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer “vivemos um momento de exceção que requer atitudes de exceção” | Foto: Viviane Quilmes

Desemprego

Encerrando a reunião, o presidente Rodrigo Sousa Costa expressou temor sobre o aumento do desemprego e a necessidade de maximizar rapidamente os pontos de convergência para salvar a economia do Estado. “É necessário maximizar os pontos de convergência ao máximo e mais rápido possível”, concluiu. O vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer destacou que as cinco medidas emergenciais foram pedidas pela Federasul há duas semanas e “pouco evoluíram”. Lembrou que “vivemos um momento de exceção que requer atitudes de exceção”.

Últimas Notícias

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado
Federaminas 17 de julho de 2024 às 16:40

Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado

Faceb comemora 60 anos e nova diretoria toma posse Faceb comemora 60 anos e nova diretoria toma posse
Celebração 17 de julho de 2024 às 16:39

Faceb comemora 60 anos e nova diretoria toma posse

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel