CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / MINAS GERAIS

Federaminas lança Associativismo 4.0 que vai potencializar os negócios das ACEs

O projeto tem ênfase no fortalecimento das associações comerciais por meio da realização e ou revisão de seu planejamento e de suas estratégias de atuação

25 de outubro de 2021 - 13:25

De olho nas inúmeras oportunidades de crescimento e recuperação dos negócios neste momento de retomada econômica pós-pandemia, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) lançou, na terça-feira (19/10), o “Associativismo 4.0”, um projeto inovador criado com o intuito de potencializar e desenvolver as associações comerciais. A reunião de apresentação do novo projeto contou com as presenças do presidente da entidade, Valmir Rodrigues, membros da equipe, representantes de diversas ACEs e o consultor do projeto, Gilmar Barboza.

O “Associativismo 4.0” tem ênfase no fortalecimento das ACEs por meio da realização e ou revisão de seu planejamento e de suas estratégias de atuação, dotando-as de projetos e produção inovadores, que contribuem para o aumento da competitividade empresarial e melhoria do ambiente de negócio em seus territórios de intervenção. “O nosso foco são os empresários, aqueles que são o motivo da existência desta entidade. Nesse sentido, o caminho que nós temos que buscar é um caminho de eficiência, de mais rendimento e menos erro”, afirmou Valmir Rodrigues.

Nesta primeira fase, as vagas são limitadas a 35 entidades que terão suas consultorias conduzidas pelo consultor Gilmar Barbosa, baseadas nas expectativas geradas pelo projeto “Transformar”. Segundo a gestora de projetos da Federaminas, Duda Torres, a ideia é aproveitar esse ambiente fértil para executar as ações de competitividade através com um planejamento estratégico totalmente articulado com as potencialidades econômicas locais, fortalecendo ainda mais a atuação das ACEs.

Durante a apresentação dos pontos do “Associativismo 4.0”, Duda Torres e Gilmar Barboza esclareceram que a composição do projeto engloba o levantamento de estudos, mapeamento organizacional, apoio no planejamento estratégico das 35 ACEs, curso para o fortalecimento dessas associações e realização de um evento de integração virtual.

“Serão organizadas agendas de desenvolvimento local começando pelo mapeamento da economia do município por meio dos dados da Inteligência do Sebrae. Na sequência, haverá o repasse dessas oportunidades para as lideranças das ACEs, com a devida orientação para a formação do planejamento estratégico baseado nos indicadores econômicos locais”, explicou Gilmar Barboza. “Por fim, encerraremos com um evento virtual de boas práticas do que se apurou nos oito meses de projeto, com duração prevista para acontecer de outubro de 2021 a maio de 2022”, acrescentou Duda Torres.

“Nós construímos esse modelo de congresso para que não gerasse nenhum risco, pois temos que trabalhar e gerir a entidade com muita responsabilidade”, concluiu o presidente da Federaminas, reiterando o convite para que as ACEs participem do “Associativismo 4.0” e invistam nessa retomada importante para os negócios de seu município.

CONHEÇA O ASSOCIATIVISMO 4.0

O QUE É?

O ASSOCIATIVISMO 4.0 tem ênfase no fortalecimento das ACEs, por meio da realização e ou revisão de seu planejamento e de suas estratégias de atuação, dotando-as de projetos e produtos inovadores, que contribuam para:

–  O aumento da competitividade empresarial

–  Melhoria do ambiente de negócios em seus territórios de intervenção

COMO ELE PODE AJUDAR A MINHA ACE?

Estruturará um modelo personalizado de planejamento estratégico, baseado nas potencialidades indicadas no mapeamento econômico, potencializando a entidade para:

–  SER disruptiva, inovadora e modificador cultural, para acompanhar as novas tendências

–  TER serviços, produtos e benefícios com maior qualidade, mais rapidez e mais personalizados do que nunca, “personalizado ao gosto do cliente”.

QUAIS AS ETAPAS DO PROJETO?

  1. Estudos de cenários e indicadores econômicos do município

Análises a partir dos dados da inteligência do Sebrae

  1. Mapeamento organizacional

Formatação de um modelo personalizado baseado do mapeamento econômico do seu município

  1. Apoio no planejamento estratégico

Consultoria individual para a estruturação e elaboração do planejamento estratégico da entidade.

  1. Capacitação de lideranças e gestores para fortalecimento das ACES

Capacitação de líderes e gestores com foco na operação do planejamento junto aos associados e lideranças locais

  1. Evento de Integração virtual

Workshop de boas práticas com a finalidade de projetar os resultados obtidos pelas 35 ACEs apoiadas para todo o sistema Federaminas.

QUAL O RESULTADO MINHA ENTIDADE IRÁ ALCANÇAR COM O 4.0?

–  Representatividade e capacidade de influência

–  Sustentabilidade institucional e financeira

–  Competitividade Empresarial

QUAL O CUSTO PARA PARTICIPAR DO PROJETO?

R$ 3.000,00 (três mil reais), o que equivale a execução das 5 etapas do projeto, com duração de 8 meses totalizando 60h de consultoria técnica por entidade apoiada.

COMO INSCREVER A MINHA ACE?

1)      Cliquei aqui e preencha o formulário de inscrição.

Limitado a 35 ACEs, por ordem de chegada das inscrições

*Inscrições abertas enquanto durarem as vagas

 

Fonte: Federaminas

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311