Federaminas inaugura Câmara de Mediação e Arbitragem
Entidade reuniu representantes de diversas associações comerciais de Minas Gerais em evento de lançamento
A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) inaugurou mais uma filial nesta terça-feira (08). Desta vez, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) reuniu representantes de associações comerciais de todo o estado para oficializar a instalação da Câmara, que vai disseminar, através das associações comerciais mineiras, a utilização dos Métodos Extrajudiciais de Solução e Controvérsias (MESCs) pelas empresas.
Durante o encontro, o coordenador da CBMAE, Eduardo Vieira, apresentou o projeto e a estrutura da CBMAE em nível nacional. Segundo ele, a ideia é levar para Minas Gerais a metodologia que já é utilizada em várias partes do País. “Aqui no estado, queremos começar primeiro com a orientação, promovendo capacitações para empresários e sociedade, para que todos tenham conhecimento dos benefícios do uso dos MESCs”, explica. Vieira também destaca a oferta do atendimento online, uma possibilidade que encurta a distância em disputas mais simples.
Para o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, a sociedade ainda tem uma visão de que tudo ainda precisa passar pelo Judiciário e dar alternativas a esta realidade facilita, sem dúvida, a vida do empresariado lá na ponta. “Nada melhor que esta parceria para levar a importância dos MESCs a todas as associações comerciais do estado, promovendo ótimos resultados para Minas Gerais”, destaca.
Capacitação
Além da inauguração da Câmara, a Federaminas encerrou a capacitação de um grupo de conciliadores, oferecendo-lhes a parte prática do curso, com a participação de Eduardo Vieira. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, parceiro da CBMAE, ofereceu a parte teórica.