Imprensa
MINAS GERAIS

Federaminas divulga nota de solidariedade a empresários vítimas das chuvas em MG

Texto cita medidas que a entidade está tomando para amparar os empresários filiados às associações comerciais de todo o estado

31 de janeiro de 2020 às 11:00

Na última quarta-feira (29), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) divulgou uma nota de solidariedade às vítimas das fortes chuvas que têm atingido o estado. Leia a nota abaixo

Nota de solidariedade

Consternada diante do quadro de calamidade que se verifica em diversas regiões do nosso estado, em decorrência das chuvas torrenciais que têm castigado os mineiros nos últimos dias, a Federaminas manifesta às Associações Comerciais – extensivamente aos empresários seus filiados – nos mais de 100 municípios que se encontram em situação de emergência, a sua total solidariedade neste momento de grave dificuldade.

Na condição de uma das mais expressivas entidades representativas da classe empresarial mineira, e a de maior capilaridade em Minas Gerais, a Federaminas, de imediato, está realizando gestões junto aos poderes públicos para apresentar pedidos de providências objetivando minorar as acentuadas dificuldades enfrentadas pelos empresários localizados nessas áreas.

Ao governador Romeu Zema, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, está pleiteando o estabelecimento de regime especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com prorrogação do prazo de vencimento do tributo, para atender às empresas afetadas nos municípios em estado de emergência incluídos pelo Governo no Decreto nº 35, de 25 deste mês.

Junto ao presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão Suchodolski, a Federaminas está solicitando a criação de linha de crédito especial, com taxas abaixo das de mercado, prazo de carência igual ou maior que o previsto no Decreto nº 35 e flexibilização dos critérios para concessão do financiamento às empresas afetadas pelas chuvas.

Ao mesmo tempo, o presidente Valmir Rodrigues pleiteia, junto ao diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, Reynaldo Passanezi Filho, a prorrogação do prazo de cobrança das contas de energia elétrica e o parcelamento de eventuais débitos para os consumidores localizados nas cidades cobertas pelo Decreto nº 35, inclusive com a carência prevista nesse instrumento.

Essas ações visam a contribuir para que tais empresas tenham apoio para se recuperar das dificuldades atuais e, assim, dar continuidade ao seu importante papel de gerar emprego e renda, fortalecendo a economia municipal e, consequentemente, a do estado.

Estejam certas as nossas Associações Comerciais que providências imediatas como as que estão sendo tomadas agora, em seu benefício e dos empresários seus filiados, são um exemplo do perfil de trabalho que marca a nova gestão da Federaminas.

O Sistema Federaminas busca, desta forma, fortalecer ainda mais o nosso movimento associativo empresarial.

Valmir Rodrigues da Silva
Presidente

Últimas Notícias

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360 Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360
NA MÍDIA 21 de outubro de 2026 às 15:03

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027 Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027
SETOR PRODUTIVO 21 de outubro de 2026 às 14:21

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem
SUSTENTABILIDADE 20 de outubro de 2026 às 16:39

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional
ATUAÇÃO POLÍTICA 20 de outubro de 2026 às 15:41

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel