Na última semana, a Federaminas concluiu as visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”. Essa iniciativa, inédita no país, visa aprimorar os processos internos das associações comerciais por meio da implementação de um planejamento estratégico abrangente. O projeto é uma parceria da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) com o Sebrae Nacional e, em Minas Gerais, conta com a execução da empresa F5 Gestão, vencedora da licitação da CACB.
O objetivo é fortalecer o desenvolvimento econômico local e a competitividade empresarial na região, a partir de um diagnóstico detalhado das operações. Com base nesse diagnóstico, cada associação recebe uma pontuação que a habilita a conquistar um selo de qualidade — bronze, prata ou ouro — que será concedido pela CACB durante o Congresso da Federaminas, que ocorrerá em novembro no Tauá Resort de Caeté.
As ACES participantes dessa etapa são das cidades de Muzambinho, Arceburgo, Sacramento, Corinto, Janaúba, Unaí, Paracatu, Patos de Minas, João Pinheiro, Salinas, Conceição do Mato Dentro, Montes Claros, Sete Lagoas, Itamarandiba e Veredinha.
Em julho, também foram realizadas ações em várias cidades mineiras. Mais de 20 associações foram visitadas, incluindo São João Del Rei, Arcos, Perdões, Barroso, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Nova Era, São Domingos do Prata, Pitangui, Lagoa da Prata, Formiga, Itaguara, Santa Rita do Sapucaí, Juruaia e Alfenas.
O consultor da F5 Gestão, Sr. Felipp Médice, junto com o consultor da Federaminas, Manoel Ignácio, esteve presente nessas cidades, auxiliando as ACEs na identificação de soluções de melhoria e na definição de prioridades a curto, médio e longo prazo.
Na fase inicial, 50 associações mineiras participaram do diagnóstico e do planejamento estratégico, abrangendo sete áreas essenciais: finanças, gestão de pessoas, processos internos, benefícios, clientes, cultura associativista e desenvolvimento local. A F5 Gestão, que já elaborou mais de mil planejamentos estratégicos para empresas e entidades de diversos portes, liderou os trabalhos com uma abordagem focada em resultados.
Após a conclusão das visitas presenciais, o projeto entra em sua segunda fase, com consultorias mensais remotas que se estenderão até o final do ano. As associações continuarão a receber suporte personalizado, garantindo o alinhamento de suas estratégias às melhores práticas do mercado.
O programa Empreender, desenvolvido pela CACB desde a década de 90, já atendeu mais de 100 mil empresários e está sendo implementado em diversas associações comerciais. Realizado em parceria com o Sebrae, seu objetivo é o fortalecimento das micro e pequenas empresas. O programa consiste na formação de pequenos núcleos de empresários do mesmo segmento, como panificação, artesanato e confecção. Com a orientação de um consultor, os empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na região.
*Informações Federaminas