CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ACRE

Federacre, Faeac e Fieac assinam ‘Acordo de Resultados’ com o Sebrae

“A intenção é de ampliar ações em busca da promoção e do crescimento das MPEs no interior do estado", destaca Rubenir Guerra, presidente da Federacre

07 de maio de 2021 - 11:15

 

A tarde da última quarta-feira (05) foi marcada pela assinatura de um documento bastante esperado pelas Federações Empresariais, o “Acordo de Resultados do Programa Protagonismo Empresarial”.

A ocasião foi celebrada com número reduzido de convidados. Estiverem presentes os diretores do Sebrae, Lauro Santos e Francinei Lima, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), João Paulo, e o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Mauro Marcelo. A pequena cerimônia respeitou as normas de segurança sanitária exigidas.

O documento contou com assinaturas do superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, do presidente da Faeac, Assuero Veronez, e do presidente da Fieac/CDE do Sebrae, José Adriano.

O Programa começou a ser construído em julho de 2018, quando a Diretoria Executiva da Federacre procurou a Superintendência do Sebrae e propôs a criação de um projeto que pudesse reorganizar as Associações Comerciais dos municípios, beneficiando, assim, as micro e pequenas empresas que fossem ligadas a elas, direta ou indiretamente.

Após percorrer, de carro, durante duas semanas, as cinco regionais do Acre, os consultores Clóvis Consoli (Facisc), Pedro Silva (Federacre) e Marcos Clay (Sebrae) entregaram às diretorias da Federacre e do Sebrae um documento de avaliação e diagnóstico de tudo que haviam encontrado, e do que deveria ser feito para a retomada do Associativismo Empresarial naqueles municípios.

Após sete meses de planejamento e ajuste ao PPA do Sebrae, iniciava-se em fevereiro de 2019 o maior Programa de Reorganização Empresarial do Estado do Acre e um dos mais bem sucedidos do país.

De acordo com o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, o objetivo era unir as três federações ao levar o Protagonismo para os municípios do estado. “A intenção é de ampliar ações em busca da promoção e do crescimento das MPEs no interior do estado”, destaca.

Em termos de Associação Comercial, o Acre possuía apenas duas entidades organizadas, a Acisa, em Rio Branco, e a Acaj, em Cruzeiro do Sul.

Hoje, a Federacre possui representações em Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapurí, Sena Madureira, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter. O planejamento é que ainda em 2021, os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá e Plácido de Castro também façam parte do Sistema Associativo da Federacre.

O Programa Protagonismo Empresarial começou em 2020, após o levantamento de informações necessárias. Além disso, começou a atender também a Faeac e a Fieac.

Na Faeac, o Programa atende a cinco municípios: Xapurí, Sena Madureira, Tarauacá, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os sindicatos foram formalizados e suas sedes estão sendo reestruturadas. No segundo semestre, será feito planejamento estratégico de mais cinco sindicatos.

Pela Fieac, o Protagonismo normatizou os processos de criação e organização dos núcleos em dois municípios, assim como criou modelos de gestão para cada um dos seguintes núcleos: moveleiro, cerâmico, confecção, alimentação e panificação.

Também serão feitos, no segundo semestre, os planejamentos de todos os núcleos citados.

O Acordo de Resultados também viabiliza a contratação, por parte do IEL, de consultores que atenderão às três federações em todos os municípios atendidos por elas, dentro do objetivo do Programa, que é o de trabalhar o Associativismo e o Cooperativismo como foco.

Desta forma, a constituição, organização, reestruturação e funcionamento dos sistemas associativos e sindicais, se tornam fortes e permanentes para que sejam vistos como fundamentais ao desenvolvimento de um ambiente favorável às MPEs.

Fonte: Federacre

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311