Imprensa
FACIEG

Federação e ACEs do estado de Goiás recebem visita dos presidentes da CACB e do CMEC

Nos últimos dois dias, Alfredo Cotait Neto e Ana Claudia Badra Cotait cumpriram agenda no estado, a fim de defenderem o fortalecimento da rede de Associações Comerciais e da representatividade feminina

24 de junho de 2022 às 20:29

O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, se reuniu com mais de 50 lideranças empresariais do estado de Goiás, na última quinta-feira (23). Em visita à sede da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), ele falou sobre a importância do fortalecimento da rede CACB em todo o país.

Segundo Cotait, sua principal busca à frente da Confederação é fortalecer uma importante rede para que produtos e serviços cheguem à ponta, onde são necessários. “Nós temos um ativo valioso, que é a rede de Associações Comerciais. Se trabalharmos juntos, vamos valorizar essa rede. Esse é o caminho para trafegar produtos e serviços, inclusive o crédito”, informou.

O presidente da CACB disse ainda que a ideia é construir uma empresa que será proprietária dessa rede, junto com a CACB, as Federações Estaduais e as Associações Comerciais. “É esta empresa profissional que vai ajudar a nossa estrutura a estar preparada para ofertar produtos e serviços em todo o Brasil. Mas este é o meio. Nós queremos atender ao nosso fim, que é desenvolver os pequenos negócios, em especial o Microempreendedor Individual (MEI), que são a base econômica do Brasil. Se essa base cresce, o Brasil terá desenvolvimento econômico”, afirmou.

Outros pontos destacados por Cotait foram a campanha nacional para aumento do teto das tabelas do Simples Nacional, que possibilitará que mais empresas possam se enquadrar nessa modalidade tributária, e o lançamento da Faculdade do Comércio em Goiás.

Anfitrião da reunião, o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba), iniciou sua fala agradecendo a presença de todos os dirigentes classistas. “Vocês são a base da nossa Federação. É para apoiar o trabalho de vocês, que a entidade existe”, afirmou.

Ao presidente da CACB, Seba falou da importância da união de empresários em todo o estado para buscar o protagonismo que leva, inclusive, à eleição de representantes das causas dos pequenos negócios nos poderes Executivo e Legislativo.

A reunião também contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, como o presidente do Conselho Deliberativo da Facieg e do Sebrae/GO, Ubiratan da Silva Lopes, o ex-deputado estadual e federal Vilmar Rocha, o prefeito de Anicuns, Paulo César José do Nascimento (Paulinho), além de presidentes e dirigentes das Associações Comerciais de Águas Lindas de Goiás, Alto Horizonte, Alto Paraíso, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Barro Alto, Caldas Novas, Campinorte, Catalão, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Cristalina, Crixás, Distrito do Ingá, Estrela do Norte, Goiânia, Hidrolândia, Ipameri, Itaberaí, Itapaci, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mara Rosa, Mineiros, Morrinhos, Mundo Novo, Nerópolis, Niquelândia, Novo Gama, Orizona, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina, Pontalina, Porangatu, Porteirão, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Orizona, Santa Helena, Santo Antônio do Descoberto, São Miguel do Araguaia, São Simão, Uruaçu e Valparaíso.

CMEC participa da primeira reunião da Facieg Mulher

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Claudia Badra Cotait, também esteve na Facieg, reunida com o conselho temático feminino da casa, nesta sexta-feira (24), onde apresentou um modelo de negócio para ser aplicado pelas mulheres empreendedoras do estado de Goiás.

“Estou muito feliz de estar aqui, porque as mulheres de Goiás são super ativas e vamos fazer um trabalho maravilhoso com todas elas!”, disse Ana Claudia.

A posse, no último dia 9 de junho, da vice-presidente regional, Cleuza Eli de Souza, como representante goiana na Diretoria executiva do CMEC Nacional, foi o primeiro passo para a criação do conselho temático goiano.

A reunião na Facieg foi a oportunidade para a apresentação e debate das ideias com as mulheres representantes das ACEs. O lançamento oficial do estatuto e a posse da primeira diretoria do Facieg Mulher estão previstos para o mês de novembro, no Congresso das Associações Comerciais de Goiás. O Conselho vai atuar regionalmente como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e proponham novas soluções para a classe empresarial em todos os municípios goianos.

Em sua apresentação, Ana Claudia Badra Cotait trouxe para as participantes sua experiência aplicada na criação de conselhos nas associações do estado de São Paulo. No universo do empreendedorismo, 34% das Micros e Pequenas e Empresas (MEIs) são dirigidas por mulheres. Com foco nesse público, o CMEC criou uma marca institucional que agrega a palavra cultura nos propósitos do Conselho, para o desenvolvimento de projetos que promovam a liderança feminina. “Em pouco tempo, já estamos acompanhando o sucesso de projetos aplicados nas associações, que estimulam o trabalho e a qualificação, sempre alinhados com os conceitos de sororidade, ética, diversidade e cooperativismo”, explicou a presidente.

Durante a conversa, Ana Claudia também passou relevantes orientações para o início da criação de conselhos femininos, apresentou um manual de aplicação, com exemplos de projetos como o de reabilitação e de educação financeira e o de capacitação com cursos e treinamentos sobre temas específicos para o comércio.

Para Cleuza Eli, a representante de Goiás no CMEC Nacional, contar com o apoio e a confiança do presidente da Facieg foi o que transformou em realidade a efetivação da Facieg Mulher. “Agora temos toda a motivação, com o propósito de realizar muitas ações, sempre contando com a participação das mulheres empresárias do nosso estado, em prol do crescimento dos nossos negócios”, comemorou.

O encontro foi prestigiado por mulheres representantes de Associações Comerciais de várias regiões de Goiás e contou com a presença da senadora e vice-presidente do CMEC, Ivani Boscoli; da vice-presidente regional da Facieg, Cleuza Eli de Souza; da coordenadora do ACEG Mulher, Viviane de Paula, e da presidente da Associação Comercial e Industrial de Rubiataba, Leidiane da Silva, representando todas as associações. A mesa de discussão foi coordenada pela advogada e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, Dejane Mara Maffissoni.

Faculdade do Comércio é oficialmente lançada em Goiás

O primeiro polo EAD da Faculdade do Comércio, que visa à capacitação de trabalhadores do varejo, chegou a Goiás nesta sexta-feira (24).

A FAC EAD+ GO foi apresentada na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), primeiro polo do estado, pelo diretor do Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio, Wilson Victorio Rodrigues, a empresários e dirigentes classistas de diferentes regiões de Goiás.

O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, falou, na oportunidade, da sua satisfação em conhecer uma cidade pujante como Aparecida de Goiânia e afirmou que a CACB é parceira da Facieg para construir uma rede nacional que permita às associações prestarem serviços e levarem produtos aos seus associados. “Para isso, a educação é necessária. Formatamos uma faculdade para avançar nesse propósito, mas com uma mudança fundamental: a de levar a prática para dentro da instituição. Para avançar nesse caminho, estamos focados no digital,” explicou Cotait.

Já para o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho, além de fomentar o desenvolvimento da economia goiana, preparando os empreendedores do estado com conhecimento prático e aplicável aos seus negócios, a gestão dos polos EAD da FAC pela Associações Comerciais será fonte de recursos. “Conclamo a todos os presidentes das entidades filiadas à Facieg a abrirem um polo da FAC em seus municípios e aos empresários e empreendedores, peço que estimulem seus funcionários a se prepararem para melhor conduzirem suas carreiras no comércio, subsidiando cursos de formação para eles”, disse Seba.

A partir do segundo semestre, a Faculdade do Comércio em Aparecida de Goiânia abrirá processos seletivos para cursos superiores em gestão comercial, gestão em recursos humanos, gestão em logística e comércio eletrônico.

A FAC irá operar no estado por meio de polos EADs estruturados pelas Associações Comerciais filiadas. A instituição é a Faculdade oficial da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da Facieg e do Sebrae/GO, Ubiratan da Silva Lopes; do ex-deputado estadual e federal; Vilmar Rocha; do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano; do presidente da Aciag, Leopoldo Moreira Neto; de diretores da entidade; e de presidentes de Associações Comerciais de diversas cidades de Goiás e empresários locais.

Sobre a Facieg  

A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) foi fundada em 24 de outubro de 1963. É uma organização multissetorial formada por entidades empresariais que agregam, por adesão voluntária, empresas de diferentes segmentos da economia. A Facieg representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micros, pequenas, médias e grandes empresas. A entidade é filiada à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Por meio da atuação pela defesa dos interesses do empresariado junto aos poderes constituídos e trabalhando como membro do Fórum Empresarial do Estado de Goiás, a Facieg desenvolve inúmeras ações político-empresariais.

Sobre a CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia. A história da CACB começou há 210 anos, em 15 de julho de 1811, com a criação da Associação Comercial da Bahia. Hoje, com uma das maiores capilaridades do setor produtivo, a Confederação representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

*Com informações da Facieg

Últimas Notícias

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador
UNIÃO 25 de março de 2025 às 17:30

Primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo será realizado em Salvador

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória
CMEC 24 de março de 2025 às 10:24

Impactos do We Forum: empreendedora destaca como o evento ajudou em sua trajetória

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel