Imprensa

Faturamento de MPEs paulistas retrocede a patamares de 2009

23 de junho de 2016 às 12:31
MPEs: o setor que mais sentiu a retração foi o de serviços, com uma diminuição de 16,2% no faturamento real - Thinkstock/VikZa

MPEs: o setor que mais sentiu a retração foi o de serviços, com uma diminuição de 16,2% no faturamento real – Thinkstock/VikZa

O desempenho negativo da economia fez com que o faturamento das micro e pequenas empresas paulistas voltasse a patamares de 2009, período em que o Brasil enfrentava os reflexos de uma crise financeira com implicações globais.

Conforme aponta a pesquisa Indicadores Sebrae-SP, a receita total das MPEs em abril de 2016 foi de R$ 45,3 bilhões, 12,4% menor em relação ao mesmo mês do ano passado, o que significa R$ 6,4 bilhões a menos no caixa dos empreendedores. É a 16ª queda consecutiva.

O setor que mais sentiu a retração foi o de serviços, com uma diminuição de 16,2% no faturamento real, quando já descontada a inflação do período, seguido pela indústria, que viu sua receita encolher em 14,8% e o comércio, com queda de 12,8%.

O cenário negativo se repete quando analisado o acumulado do ano. Entre janeiro a abril, as MPEs tiveram queda de 14,4% na receita real sobre o mesmo período de 2015.

A folha de pagamento das MPEs também encolheu nos quatro primeiros meses do ano. A queda real foi de 4,2%, com uma variação positiva de 0,2% no rendimento real dos empregados.

No total de pessoal ocupado, houve uma queda de 2,7%, o que indica uma retração nos postos de trabalho.

“Como ocorre nos períodos de crise, o mercado de trabalho é sempre o último a se recuperar. Dessa forma, primeiro as micro e pequenas empresas precisam voltar a registrar aumento de faturamento para depois abrirem postos de trabalho”, explica o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Além das MPEs, os microempreendedores individuais (MEIs) também tiveram uma queda acentuada no faturamento mensal. Quando descontada a inflação do período, os MEIs deixaram de acumular 19,9% na receita de abril se levado em consideração o mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano (janeiro a abril), a categoria amargou uma queda de 24% na receita real sobre o mesmo período de 2015.

Fonte: Exame

Últimas Notícias

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel