1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Faq Empreender

Faq Empreender

  • O que é Empreender?

    O Empreender é um programa da CACB que reúne empresas de um mesmo segmento, tais como construção civil, T&I, comércio e produtores agrícolas, em núcleos setoriais vinculados a uma entidade empresarial (Associação Comercial e Empresarial ou Sindicato) de um município.

    Nesses núcleos setoriais, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

    O Empreender funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas.

    A experiência bem sucedida levou a CACB, com apoio do SEBRAE e de outras entidades internacionais, a implementar o programa em países da África e da América Latina.

    O Empreender foi premiado pelo ICC (International Chambers of Commerce), com sede em Paris, como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

  • Qual o objetivo do Empreender?

    O principal objetivo do Empreender é elevar a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do associativismo, contribuindo para o aumento do faturamento, a ampliação de mercado, a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, entre outros.

  • Como faço para participar do Empreender?

    O empresário de micro e pequena empresa interessado em aumentar sua competitividade deve procurar a Associação Comercial de sua cidade.

    A Associação Comercial irá analisar a participação do empresário interessado em um núcleo setorial existente ou a criação de um núcleo setorial no segmento de interesse do empresário.

  • Por que devo participar do Empreender?

    As micro e pequenas empresas (MPEs) têm, no Brasil, um alto índice de mortalidade, superando, em algumas regiões e em alguns setores, os 50% no seu primeiro ano de vida.

    Segundo pesquisa do Sebrae, de cada dez micro e pequenas empresas, sete fecham antes de completar cinco anos de existência.
    A principal ferramenta da CACB para promover a chamada cooperação competitiva entre as empresas, especialmente as micro e pequenas, é o Projeto Empreender, executado em todos os estados numa parceria com o Sebrae.

    Quando antigos concorrentes se descobrem como parceiros, constroem soluções eficazes para os problemas comuns e melhoram os resultados individuais. A política associativista confere poder, peso político para as reivindicações coletivas em questão tributária, por exemplo, ou em problemas comuns, mas não interfere na individualidade.

    O que acontece, na verdade, é um aumento conjunto da competitividade, o que estimula a competição interna, mas uma competição sadia, que acaba revertendo em ganhos tecnológicos para todo o núcleo e em benefícios para os consumidores, com melhores preços e qualidade. Cooperação, hoje, significa a possibilidade concreta de agregar valor, inteligência, ao processo produtivo; significa a diferença entre sobreviver e se desenvolver.

  • Quais são as principais atividades realizadas no programa?

    O Empreender oferece diversos mecanismos para a empresa que deseja diagnosticar problemas e procurar soluções, aumentando, assim, a qualidade de seu serviço. Entre as principais atividades estão a consultoria, que pode ser desenvolvida de forma coletiva ou individual, os programas de capacitação, as ações de mercado, cujo objetivo é aumentar as vendas locais da empresa interessada, as missões de intercâmbio técnico, a participação em feiras, as compras coletivas, entre outras.

  • O que são os núcleos setoriais?

    Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários.” Para tanto, o consultor atua como um facilitador das reuniões.

  • Qual o papel da CACB e do Sebrae no Empreender?

    A CACB é responsável pela parte executiva do Empreender. Por meio das Associações Comerciais, localizadas em cada município brasileiro, a CACB realiza as ações do programa e ajuda, atualmente, 30.000 micro e pequenas empresas no Brasil.

    O Sebrae é um órgão que tem como objetivo apoiar as micro e pequenas empresas. Como parceiro da CACB, é o principal financiador do programa Empreender e oferece um leque de soluções para os empreendimentos, como capacitações, consultorias, rodadas de negócios, estudos de mercado, diagnósticos etc.

  • Como surgiu a ideia do programa Empreender?

    Pesquisas demonstraram que de cada oito brasileiros, pelo menos um já tem ou está em fase de ter seu próprio negócio, mas sem a mínima formação gerencial, o que amplia muito as chances de insucesso. Aprende-se a ser empresário no país da forma mais cara possível: errando.

    Investindo com o SEBRAE em estudos e metodologias transformadoras, capazes de provocar mudanças na forma de atuar dos empreendedores e de apoio às associações comerciais e empresariais, a CACB deu início ao programa Empreender.

  • É preciso pagar para participar do Empreender?

    As condições para participação no Empreender podem ser subsidiadas pela Associação Comercial local. Algumas Associações oferecem uma carência de 3 meses para os empresários que irão iniciar as atividades no Empreender. Após esse período o empresário deve-se filiar à Associação Comercial.

    A mensalidade varia de entidade para entidade e pode ser única para todos os associados, variar de acordo com o capital social da empresa ou outras características. Outras Associações os empresários pagam, além da mensalidade, parte das despesas dos núcleos setoriais. Os projetos dos núcleos setoriais elaborados pelos empresários por meio da Associação Comercial para apoio financeiro às atividades de melhoria das empresas são parcialmente subsidiados pelas entidades apoiadoras como a CACB e o SEBRAE. Parte dos custos deve ser arcada pelo projeto, seja por meio da entidade, dos empresários ou de outros parceiros.

  • O que é o programa AL-Invest 5.0? Qual o papel do Empreender nesse projeto?

    O AL-Invest 5.0 é um dos projetos de cooperação internacional mais importantes da Comissão Europeia na América Latina. Seu principal objetivo é apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas na América Latina, e por meio disso, combater a pobreza.

    Sendo assim, o AL-Invest 5.0 pode apoiar o desenvolvimento de ações definidas pelos empresários nos núcleos setoriais do Empreender.

  • Como faço para participar do AL-Invest 5.0?

    O AL-Invest 5.0 é um dos projetos de cooperação internacional mais importantes da Comissão Europeia na América Latina. Seu principal objetivo é apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas na América Latina, e por meio disso, combater a pobreza.

    Sendo assim, o AL-Invest 5.0 pode apoiar o desenvolvimento de ações definidas pelos empresários nos núcleos setoriais do Empreender.

  • AL-Invest 5.0: Qual é o tipo de despesa e qual é o valor apoiado pelo projeto?

    O tipo de despesa e o valor variam segundo as atividades a serem apoiadas.

    Esta descrição encontra-se em cada um dos pacotes ofertados nos editais.

    Normalmente, são despesas de consultoria, divulgação, capacitação, pesquisa, apoio para participação em feiras, realização de missões, e outras.

  • É preciso pagar para participar do AL-Invest 5.0?

    A participação da CACB no projeto está limitada a 50% do valor das ações. A diferença do recursos deverá ser bancada pela entidade proponente.

    Estes recursos, denominados de contrapartida, devem ser constituídos exclusivamente por recursos financeiros.

Fortalecendo a micro e pequena empresa

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que reune empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

Saiba mais +

Projetos Apoiados

Selecione um segmento para a visualização dos projetos organizados por cidades.

Selecionar Segmento
Envie uma pergunta
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.