1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / SANTA CATARINA

Facisc traz experiências alemãs para Seminários sobre Energias Renováveis

Nos eventos estão sendo abordados três segmentos do setor de energia renovável: biogás, energia fotovoltáica e a atuação de cooperativas de energia

13 de março de 2019 - 10:32

Entre os dias 11 e 15 de março, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Centro de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), da Alemanha, promovem uma série de seminários sobre energias renováveis em quatro munícipios de Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul.

A comitiva alemã foi recebida nasegunda-feira (11) na sede da Facisc pelo diretor executivo, Gilson Zimmermann, pelo consultor Osmar Vicentin, pelo integrante do conselho consultivo Ernesto Reck e pelo assessor ambiental, Guilherme Dallacosta.

Segundo o diretor executivo da Facisc, Gilson Zimmermann, os eventos serão um importante momento para o intercâmbio, troca de informações e aprendizado sobre tecnologias na área da sustentabilidade trazidas por especialistas de um país que é referência no assunto, como a Alemanha.

Tijucas, Gaspar, Taió, Braço do Norte e Rolante no RS serão as cidades anfitriãs dos eventos e foram escolhidas por já desenvolverem o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um projeto da Facisc.

A primeira cidade que recebeu o seminário foi Tijucas, em evento realizado em parceria com a Associação Empresarial (Acit), no dia 11.

Nos eventos estão sendo abordados três segmentos do setor de energia renovável: biogás, energia fotovoltáica e a atuação de cooperativas de energia. O objetivo é fortalecer a disseminação de novos conceitos e tecnologias de energias renováveis, de particularidades acerca do funcionamento de cooperativas de energia, da comercialização de energia e estreitar laços que favoreçam o estabelecimento de parcerias institucionais e comerciais entre os estados brasileiros e a Baviera. Para assistir aos seminários, basta doar um quilo de alimento não perecível.

Os seminários são ministrados por três especialistas em energias renováveis do setor privado da Baviera. Além das apresentações, eles farão visitas a potenciais parceiros públicos e privados, a fim de fomentar a implementação de práticas sustentáveis e sistemas de energia renovável no Brasil.

“O Brasil tem condições muito favoráveis para o setor de energias renováveis e acredito que as empresas da Baviera poderiam cooperar com as empresas brasileiras na divulgação da tecnologia e das oportunidades de negócios disponíveis”, destaca Martin Wahl. Ele é diretor da divisão internacional da BFZ, maior Instituto de formação profissional da Europa e que hoje desenvolve principalmente projetos para capacitação profissional, entre eles trabalhos para a profissionalização de refugiados.

Agenda de Seminários internacionais sobre energias renováveis:

11/03 – 19 h – Tijucas (Inscrições na Associação Empresarial Acit)
12/03 – 14h – Gaspar (Inscrições na Associação Empresarial Acig)
13/03 – 14h – Taió (Inscrições com a Associação Empresarial Acit)
14/03 – 14h – Braço do Norte (Inscrições com a Associação Empresarial ACI Braço do Norte)
15/03 – 14h – Rolante (Inscrições com a Acisa)

Fonte: Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311