
Importantes lançamentos para o HUB Empresarial marcaram a reunião de diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarian (Facisc) e de presidentes das ACEs, realizada nesta quarta-feira (24), durante a Expogestão, na cidade de Joinville.
No encontro, foi assinado um acordo com a Faculdade do Comércio da CACB para capacitar mão de obra em todo o estado. A proposta é que as Associações Comerciais possam se tornar polos educacionais e oferecerem capacitações direcionadas ao comércio, varejo, empreendedores individuais e outros setores.
“A FAC nasce das necessidades do mercado. Precisamos qualificar a mão de obra para mudar o Brasil, e temos um grande nicho para fortalecer, por meio da capacitação, o maior HUB empresarial catarinense”, ressaltou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.
Iniciativa pioneira no estado, a FAC oferece cursos de graduação e pós-graduação e se apresenta como uma nova solução para as ACEs, que deverá contribuir com o aumento do faturamento, com a inovação da cartela de produtos e serviços e a aproximação e o relacionamento com o empresário associado. O encontro contou com a participação do diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues.

Os representantes também conheceram outros projetos que a Facisc lidera.
Em primeira mão, foi apresentado o Prêmio Facisc Inova A +, criado para incentivar, reconhecer e premiar as boas práticas de excelência nas ACEs. O desempenho será medido com base nos indicadores do diagnóstico do Programa A+ que abrange oito áreas de gestão das entidades.
Voto responsável
O presidente da Facisc também falou de uma das campanhas do programa Voz Única. Batizada de “Voto Consciente é voto responsável”, a iniciativa pretende conscientizar a sociedade sobre a importância e a relevância do voto. “Precisamos votar com responsabilidade, pois depois não podemos reclamar”, declarou Sérgio.
Faciscred
Lançado em 2022, o Faciscred também foi pauta no encontro. O consultor Deinyffer Marangoni apresentou aos representantes os resultados do Faciscred.
Foram mais de R$ 1.247.615,15 de crédito liberado entre maio e junho de 2022, com a adesão de oito ACEs, sendo três delas ativas e com negócios fechados e mais 18 associações em negociação. “É algo com risco zero para as entidades e taxas mais atrativas”, destacou o presidente da Facisc.
Programa Empreender
O diretor do Programa Empreender, Allan Edgard Kreutz, também fez uma chamada aos representantes das associações, ressaltando a importância dos núcleos empresariais para o Sistema associativista e fazendo um apelo para que os Núcleos tenham cada vez mais espaço e oportunidades nas entidades. “Os núcleos são o ambiente para que os empresários tenham mais resultados e, por isso, precisamos apoiá-los”, declarou.
*Com informações da Facisc