1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Facisc e entidades parceiras assinam acordo de cooperação com a Argentina

Termo foi firmado para promover, de forma sistemática, oportunidades de parcerias internacionais, comércio e investimento

10 de outubro de 2018 - 10:36

Para ampliar a cooperação comercial e o turismo entre o estado de Santa Catatina e o país vizinho, a Federação das Associações Empresariais de do estado (Facisc) juntamente com a Fecomércio SC e Fiesc assinaram um convênio com o Consulado da Argentina. A iniciativa integra as ações da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Santa Catarina, criada em 2016 para aprimorar os laços bilaterais, fortalecer as relações econômicas e atrair investimentos para os dois mercados.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, observou a importância de elevar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas: “Temos uma parceria histórica com países do Mercosul, mas a Argentina se destaca”.

O termo foi firmado entre as entidades do setor produtivo e o órgão de representação diplomática para promover, de forma sistemática, oportunidades de parcerias internacionais, comércio e investimento, por meio de visitas técnicas, reuniões de negócios, missões empresariais, seminários e programas de capacitação.

“Temos que aproveitar a expertise das entidades que podem acrescentar muito na relação com a Argentina. Tenho certeza que o trabalho no âmbito da Câmara será muito produtivo, tanto do ponto de vista comercial, quanto do turismo”, pontua o presidente da Fecomércio SC e também gestor da Câmara até 2020, Bruno Breithaupt. A Câmara será presidida em esquema de rodízio pelos líderes das entidades, com mudança a cada dois anos.

Segundo o empresário, o país é um dos principais clientes estrangeiros do verão em Santa Catarina e na temporada 2018 representou 23,5% dos visitantes no Litoral catarinense.

“O convênio é extremamente importante para a indústria e a economia catarinenses. A Argentina é um parceiro comercial muito importante e podemos somar esforços no sentido de ampliar a corrente de comércio bilateral”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que o estado exportou ao país vizinho US$ 555 milhões no acumulado do ano até agosto.

O estado importou da Argentina US$ 882 milhões. Entre os principais produtos da pauta estão carros, polímeros de etileno, alumínio em formas brutas e polímeros de propileno.

“Produtividade no intercâmbio comercial significa aumento de divisas. Sem dúvida, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina”, avaliou o cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa.

Fonte: Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311