1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / DEL

2º Fórum Anual do DEL – FACISC

17 de fevereiro de 2016 - 12:24

Facisc discute desenvolvimento sustentável com prefeitos e empresários

Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, em 25 e 26 de fevereiro, no 2º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela FACISC (Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina). O evento acontece na cidade de Itá e pretende difundir os conceitos do Programa de atuação em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC, e responsável pela implantação do DEL em Santa Catarina, o Programa incentiva a melhoria do desenvolvimento local imprescindível quando não se pode mudar o cenário nacional, como o que o Brasil passa neste momento. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.

Participam do evento os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantaram o DEL, como: Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã do Oeste, Salto Veloso, Seara, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Cunha Porã e Curitibanos. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.

A programação conta com painéis de apresentação de modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

E-letter-Programação-2-Forum-DEL_01-02-161

Modelo Alemão

Por conta do Del, a Facisc traz a Santa Catarina um dos maiores experts do assunto do mundo. O alemão Ulrich Meier é um dos responsáveis pela implantação do Consenso de Essen, uma das inciativas de desenvolvimento local que teve maior sucesso em toda a Europa. O modelo de Essen é a referência que a Facisc buscou para implantar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no Estado.

Meier é Gerente Geral da Câmara de Arte e Ofícios da cidade de Essen e representante da Câmara no Consenso de Essen. Ele estará em Santa Catarina entre os dias 21 e 29/2 para participar de reuniões nas cidades onde a Facisc implanta o Programa Del e do 2º Fórum do Programa.

Para vice-presidente da Facisc para Assuntos do DEL, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.

Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-anual-do-del__54837

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311