Imprensa
DEL

2º Fórum Anual do DEL – FACISC

17 de fevereiro de 2016 às 12:24

Facisc discute desenvolvimento sustentável com prefeitos e empresários

Representantes de 25 cidades de Santa Catarina, entre eles prefeitos e empresários, estarão reunidos na próxima semana, em 25 e 26 de fevereiro, no 2º Fórum Anual do DEL, o Programa de Desenvolvimento Local, desenvolvido em Santa Catarina pela FACISC (Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina). O evento acontece na cidade de Itá e pretende difundir os conceitos do Programa de atuação em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC, e responsável pela implantação do DEL em Santa Catarina, o Programa incentiva a melhoria do desenvolvimento local imprescindível quando não se pode mudar o cenário nacional, como o que o Brasil passa neste momento. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.

Participam do evento os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantaram o DEL, como: Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã do Oeste, Salto Veloso, Seara, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Cunha Porã e Curitibanos. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.

A programação conta com painéis de apresentação de modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

E-letter-Programação-2-Forum-DEL_01-02-161

Modelo Alemão

Por conta do Del, a Facisc traz a Santa Catarina um dos maiores experts do assunto do mundo. O alemão Ulrich Meier é um dos responsáveis pela implantação do Consenso de Essen, uma das inciativas de desenvolvimento local que teve maior sucesso em toda a Europa. O modelo de Essen é a referência que a Facisc buscou para implantar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no Estado.

Meier é Gerente Geral da Câmara de Arte e Ofícios da cidade de Essen e representante da Câmara no Consenso de Essen. Ele estará em Santa Catarina entre os dias 21 e 29/2 para participar de reuniões nas cidades onde a Facisc implanta o Programa Del e do 2º Fórum do Programa.

Para vice-presidente da Facisc para Assuntos do DEL, Alexandre Ruscheinsky, a implantação do programa DEL no município, está se tornando um marco. “É um divisor de águas. Nosso município possui diversos fatores que o tornam estratégico, e a soma de forças: político, privado e sociedade, fará com que nossas qualidades sejam alavancadas, e assim, com essa combinação de esforços, poderemos enfim, trabalhar com ações coordenadas e a longo prazo”.

Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-anual-do-del__54837

Últimas Notícias

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado
Federaminas 17 de julho de 2024 às 16:40

Presidente da Federaminas recebe homenagem no estado

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel