A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) completou 38 anos nesta quarta-feira (26), e para celebrar a data realizou uma live com a participação de ex-presidentes e com o presidente da CACB, George Pinheiro. A ideia era discutir o papel socioeconômico da entidade no âmbito estadual.
A conversa foi mediada pelo presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Clóvis Carneiro, que além de fazer uma contextualização histórica da Faciapa, provocou os participantes a falarem também do papel das associações comerciais (ACEs) em suas regiões. “Entendo que temos a responsabilidade de agir de modo a procurar equilibrar o desenvolvimento em cada região do nosso estado”, apontou.
O presidente da CACB, George Pinheiro, falou da alegria de participar do momento, lembrando que a ACP é a terceira associação comercial da história do Brasil, o que faz do Pará uma referência para o associativismo na Amazônia. “Sabemos do importante papel e da força de vocês na defesa da iniciativa privada do estado e do país, e isso deve ser exaltado e preservado”, declarou.
Pinheiro também falou dos serviços que a Confederação tem oferecido às entidades do seu sistema, através da CACB Digital, que tem, por meio da emissão de certificados digitais, o objetivo de integrar e fortalecer política e financeiramente as entidades ligadas à Confederação, em todos os níveis, através de ferramentas e serviços. “Queremos que nossas entidades sejam cada vez mais independentes financeiramente”, disse.
O presidente da Faciapa, Alberto Oliveira, se disse consciente da importância que a entidade que dirige tem para o processo de desenvolvimento econômico do estado e destacou a importância de que as entidades empresariais se aproximem do governo local para atuarem em conjunto na construção de políticas públicas que beneficiem o setor privado. “Nossa política tem que ser de Estado. Os governos passam, mas temos que ser parceiros, para construirmos um ambiente favorável para atrair investimentos e propiciar a abertura de novos negócios e a geração de emprego e renda nos municípios e no estado”, afirmou.
Também participaram do bate-papo a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária do Pará, Denise Araújo, e os ex-presidentes da Faciapa João Augusto, Reginaldo Ferreira e Olavo das Neves.