CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FEDERAÇÕES

Faciap completa 57 anos como a principal entidade associativista do setor produtivo do Paraná

16 de setembro de 2016 - 17:25

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) completa, neste dia 18 de setembro, 57 anos de fundação como a mais importante entidade associativa na defesa dos interesses do setor produtivo paranaense. Nasceu como a União das Associações Comerciais do Paraná, formada por apenas 28 entidades. Hoje, são 295 associações comerciais e um universo de mais de 50 mil empresas em todo o Estado, com atuação em 75% dos municípios paranaenses.
A criação da Rede de Benefícios, em 2010, uma linha de produtos pensados para facilitar o dia a dia das associações comerciais e dos empresários. São 19 produtos ao todo.
Um dos principais é a BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, vinculada ao SPC Brasil e Serasa Experian. Hoje, 262 associações fazem parte. Outro produto é a Certificação Digital. A tecnologia evita fraudes em transações eletrônicas nas empresas e está presente, hoje, em 120 entidades do estado. Além disso, se destacam na Rede de Benefícios o plano de telefonia empresarial e o COB Online (de renegociação de dívidas). “A Rede de Benefícios deu à Faciap estrutura e sustentabilidade para representar os interesses dos empresários”, afirma o presidente Guido Bresolin Junior. “Com a rede, a Faciap também se tornou mais presente nas associações e coordenadorias, o que fortaleceu o sistema como um todo”.
UniFaciap
Com a visão de criar um modelo de gestão para as associações comerciais, a Faciap lançou, em 2016, a Universidade Corporativa (UniFaciap). Segundo o diretor institucional da Faciap, Márcio Vieira, a universidade oferece cursos para profissionalizar associações e coordenadorias. “É através de cursos, como o Líder Associativista, que podemos criar uma visão de futuro, para promoção do desenvolvimento das entidades associativistas e do ambiente empresarial”.
IPPEX
O Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), mantido pela Faciap, oferece assessoria completa aos empresários que querem levar os produtos para o mercado internacional. Quando a associação comercial se filia ao IPPEX, consegue oferecer aos empresários de sua região que desejam entrar no mercado internacional, um leque de serviços para facilitar a exportação. Além disso o IPPEX organiza feiras, workshops, rodada de negócios e missões empresariais que ampliam a visão dos empresários para a exportação de produtos e serviços.
Fonte: Faciap

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311