
Foto: Divulgação Facerj
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado do Rio de Janeiro (Facerj), irá promover no dia 15/08 (segunda-feira), a primeira edição do seminário Economia do Mar, no teatro popular Oscar Niemayer, em Niterói.
A Economia do Mar, também chamada de “Economia Azul”, tem como objetivo integrar os recursos marítimos, o crescimento social e a preservação do meio ambiente no desenvolvimento. Dentro desse novo sistema é criado o termo “Empreendedor Azul”, que busca utilizar, através do associativismo, os recursos aquáticos sem degradá-los ou exauri-los.
“Tenho uma imensa honra de promover esse seminário. Nós falamos de pesca, portos, energia, marina e saneamento. É um divisor de águas na economia do mar do nosso estado”, afirma o presidente da Facerj, Robson Carneiro.
O foco do encontro é a promoção de padrões sustentáveis de consumo e produção em áreas como turismo, lazer, esportes, administração pública do mar, transporte marítimo, manufatura de equipamentos, construção naval, extração de gás, petróleo, sal marinho, minerais e gemas preciosas. Também aborda pesca, aquicultura, comércio de carnes e preservação do pescado.
Dos 92 municípios do estado fluminense, 27 são litorâneos e lagunares. O Rio de Janeiro ainda conta com sete portos e o maior número de estruturas e embarcações náuticas.
O país está em 15º lugar em extensão litoral do mundo, onde concentram-se 80% da população e 90% PIB. Alem disso, a pesca anual no Brasil gera cerca de U$ 100 bilhões.
Confira a programação:
- 8:30 h – Credenciamento
- 9:00 h – Abertura Institucional
- 9:30 h – O Fomento ao Desenvolvimento Local por meio da Economia do Mar Sustentável, com a inovação (bluetech)
- 10:30 h – O Setor do Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local
- 11:30 h – A Baía de Guanabara e a Economia Azul, Saneamento, Entrepostos e Pesqueiros
- 12:30 h – Almoço
- 14:00 h – Portos e Marinas como “Hubs da Economia Azul
- 15:00 h – Construção Naval e a Náutica Criando Emprego e Renda por meio da Economia do Mar Sustentável
- 16:00 h – Setor de Energia, o Futuro através da Economia do Mar Sustentável
- 17:00 h – Os Territórios Marítimos e Lagunares Fluminense
- 18:00h – Mar à Vista: Cocktail de Encerramento