Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, e diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues | Foto: Facesp
A Faculdade do Comércio (FAC), instituição de ensino da Rede de Associações Comerciais, obteve nota máxima – cinco estrelas – no processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC).
O MEC destacou como principais diferenciais da FAC a cultura institucional, o compromisso com políticas de responsabilidade social, a qualidade pedagógica e a organização da modalidade de ensino a distância (EAD).
Para Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o resultado é motivo de comemoração. “A FAC presta um grande serviço à sociedade. Por meio da oferta de uma educação de qualidade, as Associações Comerciais fortalecem o comércio e impulsionam a rede associativista e a classe empreendedora rumo a uma nova era de inovação e desenvolvimento”, celebrou.
“Esta é uma grande notícia, que confirma o trabalho maravilhoso e todo empenho que tem sido feito pelo corpo docente, pela direção, pelos alunos e por todo o nosso sistema”, destacou o presidente da Facesp.
Promessa cumprida
O diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues, explicou que o recredenciamento do MEC, realizado em parceria com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), envolve uma análise rigorosa de múltiplos critérios, que tem como objetivo verificar se os compromissos firmados no credenciamento inicial da instituição foram cumpridos.
“Nossa infraestrutura, equipe docente, métodos de ensino, e práticas de apoio aos alunos foram rigorosamente analisados”, informou Rodrigues. “O resultado coloca a FAC-SP entre as instituições de ensino mais bem avaliadas do país, refletindo os esforços contínuos para proporcionar um ambiente acadêmico inovador e de alta qualidade”, disse.
Fiscalização rigorosa
A conquista da nota máxima é ainda mais significativa diante das novas diretrizes do MEC, que ampliaram a rigidez dos critérios regulatórios, especialmente para cursos EAD.
Ao todo, a FAC produziu 244 relatórios e um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com mais de cinco mil páginas. Este material foi detalhado minuciosamente por uma comissão, que comprovou o alto padrão educacional.
“Com esta conquista, a FAC reforça o papel de liderança educacional e fortalece a Rede de Associações Comerciais, reiterando o compromisso com a formação de profissionais inovadores”, finalizou Cotait.
Confira os destaques da FAC, apontados na avaliação do MEC:
– “A transparência na divulgação dos resultados e a integração dos processos de gestão demonstraram uma cultura institucional que prioriza a excelência contínua”;
– “Suas políticas de pesquisa, inovação tecnológica, desenvolvimento artístico e cultural, além de ações voltadas à diversidade, meio ambiente e inclusão, reforçam o compromisso com a responsabilidade social. No âmbito econômico e social, o PDI promove políticas que geram impactos positivos na instituição e na comunidade externa. A modalidade de ensino a distância (EAD) é muito bem estruturada, garantindo a qualidade dos cursos”;
– “Ademais, foi possível constatar que os processos de controle de produção e distribuição de material didático são robustos, especialmente no que se refere ao ensino a distância, refletindo o seríssimo compromisso com a qualidade pedagógica”
*Informações Facesp