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Executivos se reúnem no encontro do Progerecs

Grupo tomou conhecimento de serviços que a CACB pretende oferecer aos associados em breve

19 de junho de 2018 - 19:29

A reunião do Programa de Geração de Receitas e Serviços (Progerecs) da CACB foi realizada na tarde dessa terça-feira (19), em Brasília. O programa foi criado em 2006 e procura proporcionar sustentabilidade para todas as associações comerciais e empresariais ligadas à CACB.

Através da consolidação de parcerias estratégicas, o Progerecs oferece uma gama de produtos e serviços que podem ser comercializados pelas associações. Esses serviços possuem vantagens e benefícios para os associados.

Foto: Sandro Damasceno

Certificado Digital e Certificado de Origem

A primeira parte da reunião foi marcada pelo debate entre os executivos das federações associadas e os gestores das Autoridades de Registro e Autoridades de Certificação, CACB e Certisign. Um dos temas que marcaram esta primeira etapa da reunião foram as novas normativas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para emissão do Certificado Digital.

Atualmente o Certificado Digital não possui um preço único, o mesmo é estipulado por regionalização, ou seja, cada estado do País possui seu próprio valor para a emissão desse documento digital.

A nova plataforma de emissão do Certificado de Origem também foi tema do debate. Agora, o certificado pode ser emitido também por meio de sistemas informatizados. O Certificado de Origem é um documento providenciado pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovar a origem da mercadoria, assim como reduzir ou até mesmo isentar taxas de importação.

A reunião também ressaltou os problemas da geração de certificados digitais sem os padrões previstos, além da revenda desses certificados feita por instituições sem autorização, o que caracteriza crime fiscal. Durante o encontro houve espaço para o debate de novas soluções em conjunto e também a retirada de dúvidas sobre o programa.

O encontro contou com a presença do coordenador do Progerecs, Luiz Antônio Bortolin, e do diretor comercial da Certisign, Leonardo Gonçalves , além de representantes de diversas federações e associações comerciais e empresariais do país.

Leonardo Gonçalves enfatizou a importância da parceria com a Rede CACB, que atualmente possui 259 postos de certificação e trabalha como uma Autoridade de Registro. Também foi comentada a necessidade de se trabalhar com as associações, o que só beneficiaria ainda mais a Rede CACB e a própria ACE participante.

“A Certificação Digital tem se tornado imprescindível para o empresário, principalmente para pequenas e médias empresas, então há uma necessidade atualmente da aquisição desse certificado. O papel das associações comerciais é mostrar a importância desse certificado para esses empresários” afirma Leonardo Gonçalves.

ACCredito: Novos cartões de benefícios para ACEs

Na segunda etapa da reunião foi apresentado o projeto ACCredito, pelo diretor de Expansão da Facesp, Giovanni Guerra.  O projeto tem como ideia a concessão de cartões de benefícios pelas associações comerciais, o que reduziria os custos em relação a vales e demais cartões de serviços.

Cartões como o de alimentação e combustível seriam concedidos aos funcionários das entidades, assim o projeto proporcionaria parcerias com empresas prestadoras desses serviços, gerando descontos e serviços mais rentáveis.

“A Facesp opera com esse projeto há cerca de 8 anos, que agora se transformou em uma empresa. A primeira etapa procura expandir esse serviço em São Paulo e posteriormente nas demais ACEs do País, por meio da Rede CACB” relata Giovanni Guerra.

VTEX – Soluções digitais para inserção de empresas no e-commerce

Na terceira etapa, o Head Global da VTEX SMB, Alfredo Soares, relatou os benefícios da inserção de empresas no e-commerce, levando em conta as mudanças vividas pelo comércio a partir da globalização dos meios digitais.

“Inovação não são novas tecnologias, mas sim novos modelos de negócio, novas tendências, e é isso que vemos acontecendo entre o físico e o on-line. Atualmente o consumidor tem um grande poder de consumo em sua mão, o smartphone, o que o possibilita usufruir de serviços e comprar produtos a qualquer hora, em qualquer lugar” comenta Alfredo.

Com o novo cenário do comércio global, smartphones e lojas virtuais dominam a maior parte do mercado. A questão da constante inovação e praticidade do comércio virtual foi ressaltada como a principal dificuldade do crescimento do comércio físico.

Por Bernardo Fonseca

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