Imprensa
CACB

Ex-ministro Aldo Rebelo debate os desafios do Brasil no 1º Ciclo de Debates da CACB em 2025

Evento contou com a presença de parlamentares e representantes do setor produtivo

19 de março de 2025 às 19:10

Foto: Alan Rones

No 1º Ciclo de Debates do ano promovido pela CACB, realizado nesta quarta-feira (19), o ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, foi o convidado especial para discutir temas centrais sobre o futuro do país. O evento contou com a presença de importantes líderes empresariais e parlamentares, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os desafios econômicos, institucionais e sociais do Brasil.

Recebido pelo presidente da Confederação, Alfredo Cotait Neto, o ministro destacou a importância de compreender a história e o papel do Brasil no atual contexto global. “Somos fruto das Grandes Navegações, da Reforma Protestante que espalhou os jesuítas pelo mundo e do Acordo de Viena de 1815. Fomos a base aérea com maior movimentação do mundo durante a Segunda Guerra Mundial. A história que nos é ensinada é a de nossos fracassos, mas o Brasil sempre teve um papel relevante”, pontuou.

Falando sobre o presente, Rebelo aponta que a economia global passa por uma transição, deslocando seu centro do Atlântico Norte para a região Indo-Pacífica, com forte impacto sobre o Brasil. “Nosso principal parceiro territorial são os Estados Unidos, mas nosso maior parceiro econômico é a China. Como podemos nos posicionar nessa nova realidade?”, questionou.

Outro tema debatido foi o papel do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal, e a insegurança institucional gerada por decisões conflitantes entre os poderes. “Hoje, a insegurança jurídica trava investimentos essenciais. Precisamos estabelecer um tempo limite para decisões judiciais e definir claramente o que é investimento público e privado”, pontuou.

Quase todos os presidentes de federação participaram da reunião

Empreendedorismo e a força do setor produtivo

Durante o debate, houve um consenso sobre a necessidade de valorizar o empreendedorismo no Brasil. “Criamos um desprestígio em relação ao empresariado, quando, na verdade, são eles que constroem o país”, destacou Rebelo. Para ele, “os empreendedores são os jardineiros do país, tão necessários quanto os poetas e músicos”.

“A classe empresarial brasileira é a força motora que pode fazer mudança. Precisamos ter atitude, muito mais do que só reclamar, precisamos fazer acontecer”, destacou o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti.

Debate proporcionou a discussão de vários temas ligados ao empreendedorismo

O senador André Amaral (União-PB) defendeu que o Brasil precisa explorar melhor suas potencialidades. “Vivemos sempre à espera de uma oportunidade, mas nós é que devemos criá-las. O setor produtivo clama por desenvolvimento”.

Senador André Amaral (União-PB)

Já o deputado Domingos Sávio (PL – MG) ressaltou a importância da união entre as entidades empresariais e o parlamento. “Temos um dos melhores Códigos Florestais do mundo, graças ao trabalho de Aldo Rebelo, que soube equilibrar sustentabilidade e empreendedorismo. Agora precisamos de um ambiente político que favoreça o crescimento”.

Deputado encerrou o Ciclo de Debates

As redes sociais não ficaram de fora da discussão. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues, pontuou suas preocupações com a postura de políticos “influencers”: “A polarização é de quem não tem conteúdo. A falta de conteúdo político me preocupa, pois fomenta o populismo”.

Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas

Cícero Noronha, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), afirmou que “o problema do Brasil não é educação, saúde ou segurança pública, mas sim a desorganização institucional. Essa bagunça compromete o futuro do país”.

Cícero também abordou a importância da Amazônia para a economia e desenvolvimento nacional

O presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luíz, ressaltou a importância do evento: “Já tivemos palestrantes excepcionais, mas hoje foi diferente. Foi uma fala incisiva, com conteúdo que nos inspira a agir”. Além disso, convidou o ministro a participar do Congresso da federação, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro.

Márcio Luíz, presidente da Facieg

Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional, entregou uma homenagem ao ministro e sugeriu que todas as federações empresariais convidem Aldo Rebelo para eventos similares. “Assim conseguimos conscientizar nosso público e fortalecer esse debate”.

Aldo Rebelo recebendo homenagem de Ana Claúdia Badra Cotait

O evento também contou com a presença do deputado André Amaral Filho (PROS – PB), além de representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), como membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

*Para mais fotos acesse o Flickr da CACB.

Últimas Notícias

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos
Na mídia 25 de abril de 2025 às 17:26

Gasto Brasil continua recebendo cobertura de grandes veículos

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional
NA MÍDIA 24 de abril de 2025 às 16:20

Gasto Brasil tem forte repercussão na mídia nacional

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender
Oportunidade 24 de abril de 2025 às 09:57

Está aberta a 3ª chamada para consultores locais do Programa Empreender

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real
GASTO BRASIL 23 de abril de 2025 às 17:11

Gastos do governo expostos aos cidadãos em tempo real

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense
Na mídia 23 de abril de 2025 às 10:24

CMEC-DF ganha destaque em coluna do Correio Braziliense

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23) Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)
AVISO DE PAUTA 22 de abril de 2025 às 11:12

Gasto Brasil, ferramenta de medição de gastos públicos será lançada nesta quarta (23)

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel