1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / INTERCÂMBIO

Evento na Associação Comercial da Bahia busca ampliar laços comerciais com Portugal

Com painéis e conferências voltados principalmente para os setores de agronegócio, turismo e serviços, a iniciativa contou com representantes políticos e econômicos dos dois países

26 de março de 2018 - 14:52

Representantes dos dois lados do oceano Atlântico reunidos em frente à Baia de Todos os Santos para fortalecer relações comerciais e promover intercâmbios tecnológicos. Com esta atmosfera a Associação Comercial da Bahia abriu suas portas nesta sexta-feira, 23/03, para acolher a conferência “Bahia/Portugal: Um Mar de Oportunidades”, organizada pela rádio portuguesa de notícias TSF, por ocasião do seu 30º aniversário.

Com painéis e conferências voltados principalmente para os setores de agronegócio, turismo e serviços, a iniciativa contou com representantes políticos e econômicos dos dois países, que comungam da ideia de que as duas economias têm muito a ganhar se as relações comerciais se fortalecerem.

“Três anos após a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, os comerciantes da Bahia já se organizavam institucionalmente e fundavam, em 1811, a Associação Comercial da Bahia, a primeira entidade representativa das classes empreendedoras a ser criada nas Américas e também no mundo Ibérico, que continua a exercer seu papel neste mesmo prédio que ocupamos agora”, discursou o presidente da ACB Adary Oliveira, justificando a realização do evento no Salão Nobre da entidade. “Portugal é a porta de entrada da Bahia e dos nossos produtos no mercado europeu”, complementou.

Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral

O ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, apontou muitas oportunidades para as empresas portuguesas na Bahia, destacando o potencial dos setores agrícola, industrial e turismo. “O setor de transformação de produtos agrícolas, por exemplo – em que a Bahia tem uma produção muito grande e potencial por explorar”, afirmou.

Durante a conferência, que teve transmissão ao vivo para Portugal através da rádio TSF, o vice-governador da Bahia, João Leão, fez um convite direto aos empresários portugueses para que “venham conhecer a Bahia, conhecer seus encantos e oportunidades e ser felizes. Dentro da Bahia cabem cinco países como Portugal e garanto que em nenhum outro lugar do mundo as vantagens serão melhores”.

Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa

Os números apresentados durante a conferência indicam que as exportações de Portugal para o Brasil cresceram cerca de 70% entre 2016 e 2017. E o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, enfatiza que “o contrário também é verdade: há um aumento de 40% das exportações do Brasil para Portugal”.

O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia, Otto Alencar Filho, durante sua conferência, garantiu que muito dificilmente os empresários portugueses encontrariam linhas de financiamento tão favoráveis como as praticadas pela instituição para quem queira investir na região baiana. “Nossa Bahia tem características geográficas de um grande país. São climas diversos, de modo que muitas culturas podem ser desenvolvidas aqui. Precisamos agora é avançar em inovação”, pontuou o gestor da Desenbahia.

A importância do turismo para o desenvolvimento econômico foi o tema abordado pelo secretário do Turismo da Bahia, José Alves. Durante sua conferência, forneceu dados sobre as ações do governo estadual para ampliação do fluxo turístico e dos negócios bilaterais entre a Bahia e a Europa. “A promoção das 13 zonas turísticas na Europa é uma das vertentes das nossas ações. A Bahia oferece mais que sol e praia. A Chapada Diamantina, por exemplo, está roteirizada por especialistas como destino imperdível. Temos, ainda, história, cultura e gastronomia”, afirmou.

O diretor-geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, aproveitou o evento para anunciar mais um voo ligando Lisboa a Salvador. “Até o ano passado, a TAP mantinha seis frequências semanais na rota Lisboa-Salvador e passará, em breve, para sete voos por semana, a fim de atender à demanda crescente”, justificou.

O evento, mediado pelo diretor da rádio TSF, Arsênio Reis, contou ainda com as presenças do ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, do ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, do secretário de Turismo da prefeitura de Salvador, Cláudio Tinoco e do coordenador do conselho de comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ângelo Calmon de Sá Junior. O patrocínio foi da portuguesa EDP e o apoio de TAP, Vila Galé, prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311